A chuva persistente das últimas horas e o nível do Rio Itajaí-Açu frequentemente elevado aumentaram o temor por uma nova enchente em Blumenau e nos municípios da região do Vale do Itajaí. Em Blumenau já houve cinco enchentes nos últimos 45 dias, com o nível do rio atingindo 10,76m no dia 12 de outubro, na maior delas no período.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há chances de enchente em Blumenau, com maior probabilidade de ocorrer entre o próximo domingo (19) e a segunda-feira (20). O nível do Itajaí-Açu deve atingir entre 7,5m e 8,5m, de acordo com a previsão.
O órgão projeta o nível de inundação a partir da previsão de uma chuva acumulada entre 140mm e 170mm desde a última terça-feira (14) até o domingo. A marca de 8,5m, no entanto, traria inundação para cinco ruas da cidade (veja as cotas de enchente).
ATUALIZAÇÃO: De acordo com o secretário de defesa civil de Blumenau, Carlos Menestrina, em nova avaliação no final da manhã desta quinta-feira (16), houve o deslocamento da instabilidade mais para a região sul do estado, o que pode diminuir um pouco o impacto em Blumenau. Por outro lado, afirma o secretário, no Alto-Vale, a chuva ainda continua persistente. Ouça o áudio abaixo.
Entrevista do secretário municipal de defesa civil, Carlos Menestrina, ao Portal O Auditório. Menestrina fala sobre a situação da chuva na região.
Chuva
O AlertaBlu prevê chuva intermitente ao longo desta quinta (16) e sexta (17), mas com pancadas isoladas, acompanhadas de trovoadas, com risco de chuva intensa em alguns curtos espaços de tempo. A situação pode provocar também alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.
No sábado (18), a condição na cidade é para chuva persistente de moderada intensidade, e no domingo, de chuva fraca. Veja abaixo a previsão de chuva e de enchente para a região, segundo a Defesa Civil do estado:

O Rio Itajaí-Açu em Blumenau marcava 4,24m às 14h desta quinta-feira (16). O rio vinha de um ritmo de diminuição desde a noite anterior até a madrugada, quando voltou a subir, mesmo que de forma lenta.
Em Rio do Sul, o rio já marca 8,71m às 14h, com elevação acima do ritmo histórico durante as cheias na região. Rio do Sul e Taió são duas das cidades que deverão ser mais atingidas pela nova enchente.
Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições do tempo em Santa Catarina, sem grandes volumes de chuva e a presença de sol, conforme a Defesa Civil.

Matéria atualizada às 14h15