Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralAudiência entre Blumob e Sindetranscol é agendada no TRT em meio a...

Audiência entre Blumob e Sindetranscol é agendada no TRT em meio a novo risco de paralisações em Blumenau

Prefeitura reage ao anúncio de novas paralisações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O desembargador Federal do Trabalho, Roberto Basilone Leite, determinou nesta sexta-feira, 15, a realização de uma audiência de instrução e conciliação entre a empresa de ônibus Blumob e sindicato dos trabalhadores no setor em Blumenau, o Sindetranscol. A audiência está agendada para a próxima terça-feira, dia 19, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A decisão judicial ocorre em meio a um ambiente de risco de novas paralisações do transporte coletivo de Blumenau. Na tarde desta sexta-feira (15), o Sindetranscol emitiu uma nota avisando que haverá novas paralisações do transporte coletivo da cidade a partir de 19 de março, terça-feira próxima. O motivo justificado pela entidade é a segurança nos terminais e a manutenção dos empregos dos cobradores.

Na última terça-feira (12) houve paralisação total do transporte coletivo urbano de Blumenau, com duração de 24 horas.

Foto: Sindetranscol

Aviso prévio e percentual mínimo de trabalhadores em atividade

Na última quarta-feira (13), a Justiça do Trabalho determinou medidas para assegurar a continuidade dos serviços de transporte coletivo em Blumenau. A decisão foi proferida baseada nos artigos 3, 10, 11 e 13 da Lei 7.783/89.

A decisão proíbe greves sem aviso prévio de 72 horas no transporte coletivo, assegurando que pelo menos 70% dos trabalhadores permaneçam em atividade durante os horários de pico. A medida se propõe a proteger a população e os trabalhadores contra possíveis prejuízos decorrentes da interrupção abrupta dos serviços, explica uma nota da prefeitura de Blumenau.

Com a divulgação do sindicato de que haverá novas paralisações na próxima semana, a entidade entende que prefeitura de Blumenau e Blumob estão, assim, notificadas sobre a paralisação, conforme o que determina a lei e o que referenda a decisão judicial da última quarta-feira (13). No entanto, não é esse o entendimento da prefeitura de Blumenau. Em nota divulgada neste sábado (16), a prefeitura afirma que tal situação “deixa a população tensa e insegura, sem saber os dias e horários específicos em que ocorrerá a manifestação“.

Além da questão do aviso prévio sobre a paralisação, não há uma definição clara se haverá o mínimo de 70% dos trabalhadores em atividade durante os horários de pico, conforme a mesma decisão da justiça.

Terminal Proeb às 7h da manhã de quarta-feira (13). Foto: Arnaldo Zimmermann/O Auditório

Nota de repúdio da prefeitura de Blumenau

A prefeitura de Blumenau divulgou uma nota neste sábado (16) repudiando a atitude do sindicato. Segundo a nota, a prefeitura diz que o Sindetranscol desafia diretamente “àordem judicial do excelentíssimo desembargador Federal do Trabalho, Roberto Basilone Leite, e ao bem-estar da população“.

Ainda de acordo com a nota, o poder público afirma que “a decisão do excelentíssimo desembargador é clara: é fundamental informar o momento exato da ação, a fim de evitar colocar em risco a segurança de crianças, mulheres, idosos e todos os cidadãos que dependem do transporte público em Blumenau“.

Motivações do sindicato

Os motivos justificados pelo Sindetranscol para as eventuais paralisações são a segurança nos terminais e a manutenção dos empregos dos cobradores.

Nos materiais de divulgação do sindicato, a entidade reivindica mais segurança nos terminais de ônibus para os trabalhadores do setor e para os usuários. Além disso, critica a empresa concessionária, Blumob, e denuncia as ocorrências de agressões a trabalhadores, confusões e outros, que estariam ocorrendo nos terminais de ônibus e até dentro dos veículos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias