Domingo, Maio 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralLinguiça Blumenau recebe o registro de Indicação Geográfica

Linguiça Blumenau recebe o registro de Indicação Geográfica

Só 16 municípios de SC poderão usar a denominação "Linguiça Blumenau" no rótulo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Linguiça Blumenau recebeu nesta terça-feira (6) o reconhecimento oficial como Indicação Geográfica (IG). Trata-se de um ativo territorial exclusivo da região do Vale e Alto Vale do Itajaí, mas limitado a somente 16 municípios.

Isso ocorre porque o produto passa a receber, com o registro, um selo atribuído a produtos ou serviços que carregam características do seu local de origem, reputação, valor e identidade próprios, que o diferenciam em relação a seus similares disponíveis no mercado.

O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido de reconhecimento da IG Linguiça Blumenau teve início em 2019, partindo da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU). A ideia era proteger e valorizar a receita produzida aqui. Todo processo metodológico de construção do dossiê foi encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que publicou hoje o registro na Revista da Propriedade Industrial (RPI).

Para ser considerada Linguiça Blumenau, o produto deve ter carne suína pura e defumada e seguir as regras do caderno de especificações técnicas. Além disso, só poderá ser produzida em um dos 16 municípios contemplados nas regiões do Vale do Itajaí e do Alto Vale do Itajaí, e possuir a autorização da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU), segundo o agrônomo e especialista em IG do Sebrae, Rogério Ern.

A IG abrange 16 municípios catarinenses. Do Vale do Itajaí são: Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Rodeio. Do Alto Vale do Itajaí são: Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul, Lontras, Aurora, Agronômica e Laurentino.

Segundo a documentação apresentada ao INPI, o nome geográfico Blumenau passou a identificar o produto cuja origem e características estavam diretamente relacionadas ao processo de colonização alemã na região, fruto da adaptação de um saber trazido pelos imigrantes, tornando-se autêntico, emblemático e típico da localidade.

A produção desta linguiça defumada abrange o território original do município de Blumenau em 1894, conforme demonstrado na documentação. Originalmente, visava ao autoconsumo, preservando a carne suína produzida pelos colonos. A linguiça, então, se estabeleceu como um produto típico da região e gradativamente passou a ser comercializada, alcançando, inclusive, outros estados.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias