Terça-feira, Junho 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasCultura e lazerRio dos Cedros lança produtos artesanais com a identidade cultural do município

Rio dos Cedros lança produtos artesanais com a identidade cultural do município

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cidade de Rio dos Cedros lançou uma coleção de produtos artesanais inspirados na história e cultura do município. São mais de 40 novos produtos que compõem nove coleções criadas por artesãos que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), o Sebrae e a prefeitura de Rio dos Cedros.

O lançamento comercial dos produtos deve acontecer na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (FEINCARTES), de 31 de maio a 9 de junho, no MC Eventos em São José, grande Florianópolis, em um estande exclusivo.

O projeto teve início em 2023, e preparou os artesãos com oficinas presenciais e on-line, pesquisas, trocas coletivas e consultorias individuais. Rio dos Cedros foi a primeira cidade a aderir ao programa, que também foi ofertado para artesãos de nove municípios do Vale Europeu.

Essa é mais uma oportunidade para quem visita a região levar um pouquinho da experiência obtida. Essa nova coleção, bem como as demais que em breve serão lançadas em outros municípios, impacta diretamente no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do empreendedorismo. Estamos felizes com os resultados e ansiosos pelos próximos lançamentos.”, afirma Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.

Os produtos foram inspirados em temas e personalidades da história, na cultura da cidade, fauna e flora, arquitetura e artefatos locais. A cultura dos imigrantes italianos e alemães, presente na região, também inspirou as coleções.

Além do conhecimento técnico, os participantes ainda tiveram acesso a conhecimentos sobre precificação de produtos e posicionamento de mercado, focado em oferecer algo diferenciado na região e a fomentar o empreendedorismo.

Foto: Divulgação

O curso foi comandado pela diretora de Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, pela secretária de Esporte, Cultura, Turismo e Eventos de Rio dos Cedros, Giovana Lenzi, e orientado pelas consultoras do Sebrae/SC, Bárbara Wagner e Michele Laforga. Os gestores municipais de cultura possibilitaram aos artesãos um ano de consultoria, através da parceria.

O programa trouxe para nossos artesãos a oportunidade de aprimorar seus produtos e valorizar o próprio trabalho ao recriar a cultura, história e personagens que representam as etnias que colonizaram toda região. O CIMVI tem como principal objetivo a sustentabilidade, e essa parceria com o Sebrae possibilitou preservar um pouco da cultura que compõe o Vale Europeu”, finaliza Arlete.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias