Blumenau e Indaial estão entre os quatro municípios catarinenses que serão contemplados com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V. Os projetos serão viabilizados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal.
Além dos dois municípios do Vale do Itajaí, Araquari e Florianópolis também receberão as obras. Cada unidade terá capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e será equipada com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).
A medida faz parte de uma iniciativa nacional que prevê a construção de 38 UBSs de Porte V em diversas regiões do Brasil, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde. “Com a publicação da planta da Unidade Básica de Saúde de Porte V, concluímos todos os materiais necessários para a construção das unidades de saúde dentro do novo PAC”, afirma o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.
Estrutura de atendimento
As UBSs terão uma área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4), alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade. Confira os principais destaques do projeto:
1. Núcleo de Acesso e Acolhimento
- Ampliação da área de espera, com 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças;
- Maior infraestrutura de apoio logístico, com novos sanitários, incluindo banheiro família.
2. Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica
- Expansão para 19 consultórios: 4 ginecológicos, 7 odontológicos, 3 interprofissionais e 5 para atendimento médico e de enfermagem;
- Duas salas de medicação, adequadas para territórios com maior demanda populacional.
3. Núcleo de Práticas Coletivas
- Sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.
4. Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe
- Instalações aprimoradas para conforto e integração das equipes multiprofissionais;
- Três salas de integração para reuniões, atividades de preceptoria e apoio à telessaúde;
- Anfiteatro para eventos, seminários e educação permanente;
- “Sala de Simulação Realística, Ensino e Pesquisa”, destinada à qualificação e treinamento profissional na atenção primária.
Mais sobre o assunto:
Gaspar, Benedito Novo e Luiz Alves receberão recursos do Ministério da Saúde para construção de UBS
Obra da nova policlínica de Blumenau tem valor atualizado pelo Ministério da Saúde