Sábado, Maio 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSegurançaGolpe do 'falso aluguel' faz três vítimas em Indaial

Golpe do ‘falso aluguel’ faz três vítimas em Indaial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Três pessoas caíram no golpe do ‘falso aluguel’ em Indaial nesta terça-feira (2). O fato foi registrado pela polícia militar por volta das 13h, na Rua Ascurra.

Chegando no local, a guarnição conversou com as vítimas, uma mulher de 36 anos, outra de 25 anos e um homem de 33 anos de idade. Todas as vítimas relataram que viram publicações no facebook. Elas contaram que entraram em contato com o número do anúncio, que supostamente seria do proprietário da residência.

Para as três pessoas, o suspeito teria dito que estaria viajando, mas que poderiam visitar o imóvel sozinhas, pois a porta de trás estaria aberta. As vítimas disseram que após visitar o imóvel, o suspeito pediu o valor referente a um aluguel adiantado, para fechar o contrato.

As duas mulheres e o homem que procuravam o imóvel não perceberam que se tratava de um caso de estelionato e realizaram transferências via Pix. Todos os repasses de dinheiro foram feitos para mesma chave Pix.

A PM ainda conversou no local com uma mulher de 22 anos, como testemunha. Ela relatou que conhecia o perfil do facebook que fez o anuncio. Diante dos fatos, a guarnição policial confeccionou o boletim de ocorrência.

Como funciona o golpe do ‘falso aluguel’:

De acordo com a polícia civil de Santa Catarina, o golpe do ‘falso aluguel’ acontece quando uma pessoa que não é proprietária do imóvel o aluga para um terceiro de boa fé, que acredita estar realizando a locação com o real proprietário. Esse tipo de golpe acontece principalmente pela internet, por meio de falsos anúncios.

Como não cair no golpe:

A polícia civil orienta que se o cidadão quer alugar um local por meio de um anúncio da internet, é preciso se certificar se o site é verdadeiro e também se o anúncio realmente foi feito pelo real proprietário do local ou por um representante dele. Uma dica importante é pedir para fazer uma videochamada com o anunciante para verificar se ele realmente possui acesso à residência. Também é válido conferir a seção de avaliações em sites de hospedagem compartilhada. 

Certifique-se de que os preços descritos nos anúncios condizem com a localização e o período do aluguel. Anúncios com valores muito abaixo do mercado podem ser indicativos de alguma prática ilícita. 

Uma dica é procurar profissionais do ramo, como agências de viagens e imobiliária. Isso poderá facilitar na hora de fechar o negócio e evitar fraudes. Peça sempre o registro profissional (CRECI) do corretor de imóveis para ter certeza que não se trata de um estelionatário. 

Em outras situações, é importante também verificar se o endereço realmente existe e se é um imóvel residencial, o que pode ser feito através de sites de buscas e de mapas online. Se possível, agende uma visita prévia antes de alugar. 

Tenha atenção na hora de efetuar o pagamento

É preciso que o interessado tenha cuidado na hora de efetuar o pagamento pela locação. Com a popularização das transferências eletrônicas, como o Pix, deve-se redobrar a atenção e não se precipitar no pagamento. A polícia civil de Santa Catarina alerta que, na euforia de realizar um “bom negócio”, o interessado pode tomar decisões precipitadas que um pouco de cautela evitaria. Solicite um tempo para pensar sobre o negócio. Não feche negócio por impulso. Além disso, desconfie se houver insistências em receber o valor todo de uma vez só e de maneira muito rápida.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias