Blumenau passou da 34ª para a 25ª posição em qualidade de vida entre as 100 cidades mais populosas do Brasil. O resultado saiu do estudo Desafios da Gestão Municipal 2024, da consultoria Macroplan, divulgado na última semana. Os dados têm como base o ano de 2023.
O levantamento avaliou itens como saúde, educação, segurança e saneamento. Em Santa Catarina figuram no ranking apenas os municípios de Florianópolis, na 21ª posição, Joinville, na 22ª, e Blumenau, na 25ª, mas empatada com Limeira (SP).
Maringá, no Paraná, é a primeira colocada do ranking nacional, seguida de Franca e Jundiaí, ambas em São Paulo. Até a 25ª colocação, que é a de Blumenau, todas as cidades são das regiões sul e sudeste do país.
Mas apesar da melhora na posição do ranking entre 2021 e 2024 (34ª para 25ª), Blumenau teve uma leve perda no índice geral, caindo de 0,676 para 0,671 nos indicadores que aferiram várias frentes, como tratamento de esgoto, abastecimento de água, taxa de óbitos no trânsito e em homicídios, matrículas em escolas e creches, taxa de mortalidade infantil, entre outros.
Confira abaixo o ranking das 50 cidades melhor posicionadas nacionalmente:
A construção do IDGM segue metodologia semelhante à do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As bases de dados utilizadas para formar os indicadores do estudo vêm do IBGE, Censo Escolar, INEP, Ieps, DataSUS e Snis.