Sábado, Abril 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralAssociação denuncia prefeito de Rio do Sul no MP, após veto a...

Associação denuncia prefeito de Rio do Sul no MP, após veto a evento LGBTQIA+ na cidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Associação Brasileira de Apoio à Família Homotransafetivas (ABRAFH) protocolou no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) uma denúncia contra o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, pela decisão de vetar um evento LGBTQIA+ na Fundação Cultural do município. A iniciativa foi confirmada nesta quinta-feira (28) pelo representante da entidade em Santa Catarina, Jean Volpato.

O evento vetado pelo prefeito é o “V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina”, que está passando por várias cidades de Santa Catarina e se apresentaria em Rio do Sul durante esta semana, dias 27 e 28 de março. Mas por se tratar da temática de diversidade, o prefeito Thomé, de férias e viajando, publicou um vídeo nesta quinta-feira (28) nas suas redes sociais, declarando que o evento foi proibido de ocorrer nas dependências da Fundação Cultural do município, como estava programado até então.

Thomé afirma no vídeo que “não é uma questão de preconceito e nem de ponto de vista político-partidário. É uma questão de respeito aos princípios cristãos, daquilo que está escrito na Bíblia, e dos princípios da família“.

Após a manifestação do prefeito, vista como um ato de discriminação e censura para a ABRAFH, Volpato decidiu protocolar a denúncia, aceita pelo MPSC. Segundo ele, “ao protocolar esta denúncia, buscamos garantir a defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e promover uma sociedade mais justa e inclusiva“, afirma.

Volpato, após protocolar denúncia no MPSC. Foto: Divulgação

De acordo com a Fundação Cultural de Rio do Sul, o evento era uma promoção da produtora Bapho Cultural e Associação em Defesa dos Direitos Humanos e foi financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. De acordo com os organizadores do evento, a classificação indicativa era de 14 anos e a temática principal da atividade itinerante se trata de esclarecer os participantes sobre o que é cultura LGBT.

Nota de nossa redação: segundo constava na organização do evento, ninguém do município era obrigado a participar. A adesão era livre.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias