Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralProblema da superlotação nos hospitais e serviços de saúde de Blumenau chega...

Problema da superlotação nos hospitais e serviços de saúde de Blumenau chega à Câmara de Vereadores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O problema registrado no atendimento da saúde em Blumenau na última segunda (12) e terça-feira (13) de carnaval – e que virou notícia nacional – chegou nesta quinta-feira (15) na Câmara de Vereadores. Em um momento, a comissão permanente de saúde pública debateu o assunto. Em outro, o secretário municipal da área justificou o problema e falou sobre as atitudes futuras a respeito.

Superlotação

Pacientes lotaram o Hospital Santo Antônio na segunda e terça-feira (13), dias de ponto facultativo no município. Além da aglomeração registrada por pessoas que procuravam atendimento médico e de emergência, uma paciente idosa teve que aguardar deitada no chão do corredor. No Hospital Misericórdia da Vila Itoupava também houve aumento na procura por atendimento durante o período em que a maior parte dos serviços públicos estiveram fechados.

A direção do Hospital Santo Antônio informou que a procura por atendimento na casa de saúde quase dobrou da média diária, de 250 para 455 pacientes. Tudo isso porque o único ambulatório municipal em funcionamento era o AGF do Garcia, onde também houve filas de espera. Os demais ambulatórios e unidades de saúde ficaram fechados por quatro dias, desde o sábado (10), reabrindo apenas na quarta-feira (14), fazendo acumular a demanda por médicos na rede pública.

Assunto na Câmara

A Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Saúde Pública e Assistência Social da Câmara discutiu a situação. Os parlamentares da comissão, Silmara Miguel (PSD), Bruno Cunha (Cidadania) e Professor Gilson de Souza (Patriota), disseram que receberam vídeos e foram questionados pela comunidade sobre o ocorrido. O vereador Gilson de Souza apontou que houve um erro de planejamento ao abrir apenas um ambulatório geral naquela data, e após a discussão, a comissão determinou que irá elaborar conjuntamente um requerimento questionando quais são as medidas a serem tomadas pela Secretaria de Saúde para que esse tipo de problema não volte a ocorrer.

Comissão da Câmara Municipal. Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

Em outro momento, o Secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, e também vereador licenciado Marcelo Lanzarin, ocupou a tribuna no Momento da Presidência na Câmara nesta quinta-feira (15). O objetivo era falar sobre a dengue no município, mas o secretário emendou e falou também sobre a situação registrada na última segunda-feira (12), quando houve superlotação no Hospital Santo Antônio e no Ambulatório Geral do Garcia.

Segundo Lazarin, “no sábado e no domingo o movimento estava normal e que a Secretaria ainda está analisando o que gerou essa situação”. Ele também frisou que já foram tomadas “as atitudes necessárias” e que no próximo fim de semana três Ambulatórios-Gerais estarão abertos à população: dos bairros Garcia, Velha e Itoupava Central.

Secretário de saúde usa a tribuna da Câmara. Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

Endereços dos ambulatórios que abrirão no fim de semana:

Ambulatório Geral da Família Irmã Marta E. Kunzmann (AGF Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso 
Telefones: (47) 3381-7593 | 3381-7595

Ambulatório Geral da Família Haroldo Bachmann (AGF Velha)
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Telefone: (47) 3381-6249

Ambulatório Geral da Família Guilherme Jensen (AGF Itoupava)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central
Telefone: (47) 3381.6700 | 3381.6701 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias