A estudante da rede pública municipal de ensino de Blumenau, Cecília Fontanive Frizzo, recebeu na terça-feira, dia 11, a medalha de ouro que conquistou na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023.
A cerimônia de premiação ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades nacionais.
“Conquistar uma medalha de ouro em uma competição como a OBMEP é algo muito especial, que nos enche de orgulho, mas não é o foco principal. A premiação é a demonstração clara de que nossos investimentos na Educação estão dando resultado, e que nossos estudantes têm se dedicado cada vez mais dentro das salas de aula. Certamente se tornarão cidadãos melhores”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.
Estudante da EBM Wilhelm Theodor Schurmann, Cecília obteve a 45ª melhor nota no Nível 1 da OBMEP, que reúne estudantes dos 6° e 7° anos de instituições de ensino da rede pública de todo o país. Esta foi a terceira melhor nota de Santa Catarina neste nível.
Além de Cecília, outro estudante de Blumenau foi premiado com a medalha de ouro na 18ª OBMEP: Luan Curbani Knoth, do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Ele obteve a 19ª melhor nota do país, também no Nível 1.
Outros 25 estudantes da rede pública municipal de Blumenau foram premiados na competição. Dez deles conquistaram medalhas de prata e 15 receberam medalhas de bronze. Além disso, 85 estudantes da rede receberam menções honrosas. Blumenau teve ainda uma escola e três professores premiados pelos bons resultados na competição.
“O resultado foi muito positivo, com nossos estudantes batendo o recorde de medalhas em uma única edição da Olimpíada. Essa estatística comprova que temos uma Educação de qualidade em nossa rede pública municipal, com professores competentes e estudantes dedicados”, afirmou a secretária de Educação Sonia Cipriani.
Ao todo, mais de 55,3 mil escolas participaram da 18ª OBMEP, reunindo mais de 18,3 milhões de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.
19ª OBMEP
Na última terça-feira, dia 4, mais de 9,5 mil estudantes de 39 instituições de ensino da rede municipal de Blumenau participaram da 1ª fase da 19ª edição da OBMEP.
A olimpíada ocorre em duas fases. Na primeira, os estudantes realizaram uma prova objetiva de 20 questões. Os classificados para a segunda etapa serão divulgados no dia 2 de agosto.
A segunda fase está marcada para o dia 19 de outubro. Nesta etapa, os estudantes farão uma prova discursiva de seis questões. A divulgação dos premiados será realizada no dia 20 de dezembro.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).