A chuva forte voltou a atingir Blumenau e região na manhã deste sábado (7). Segundo o AlertaBlu, as áreas de instabilidades associadas ao desenvolvimento de um sistema de baixa pressão sobre SC ganharam força por volta das 8h30 sobre o Médio Vale do Itajaí e avançam do quadrante oeste em direção a Blumenau. Há condição para pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo durante a manhã, sobretudo nas regiões oeste e sul do município, segundo o órgão.
Na última hora (8h15-9h15) choveu aproximadamente 22,2mm na Velha Central, 18,8mm na Velha Grande (região Oeste), 19,6mm no Jordão (região Sul).
O Rio Itajaí-Açu voltou a subir em Blumenau desde às 3h da madrugada deste sábado (7). Na medição das 9h da manhã, o nível do rio marcava 5m. Às 3h, o nível era de 4,75. Há uma elevação média de 6cm por hora. O estado ainda é de atenção.
Alto-Vale
Em Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí-Açu deixou de registrar queda e voltou a subir a partir da madrugada. O nível marcava 6,89m às 9h da manhã deste sábado, 18cm a mais do que na última hora.
A barragem de Taió está com 70,66% de ocupação, com todas as sete comportas fechadas. Em Ituporanga, a barragem registra 52,4% de ocupação, com quatro das cinco comportas fechadas.

O nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar a 12 metros neste fim de semana em Blumenau. O aviso foi divulgado através de nota hidrometeorológica da Defesa Civil de Santa Catarina na tarde de quinta-feira (5).
Veja abaixo o mapa de inundação em Blumenau para a marca de 12m:

A última enchente em Blumenau que ultrapassou a marca dos 12 metros foi a de setembro de 2011, com 12,6m. Antes de 2011 as últimas vezes em que o Rio Itajaí-Açu havia ultrapassado esse nível em Blumenau foram em maio de 1992 e nas grandes enchentes de 1983 e 1984, quando o rio chegou a 15,34m e 15,46m, respectivamente.
Veja o mapa interativo sobre as áreas inundáveis em Blumenau aqui.
Acompanhe as atualizações das informações sobre a chuva pelo Portal O Auditório.