Um morador do bairro Glória, em Blumenau, provocou um princípio de incêndio em sua residência quando resolveu usar um isqueiro para conferir um vazamento do botijão de gás. O caso aconteceu na Rua Grevsmuehl, por volta do meio-dia desta segunda-feira (20).
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, o homem de 30 anos de idade estava fazendo a troca do botijão de gás vazio por outro cheio. Ao conectar a válvula no botijão, ocorreu um vazamento. O morador, então, retirou a válvula e colocou vedante de rosca, recolocando a conexão da válvula no botijão.
Em seguida, o homem acendeu um isqueiro para verificar se ainda havia vazamento, o que provocou a ignição e queimou partes do telhado do abrigo do gás. Ele usou um pano úmido e conseguiu extinguir as chamas.
Quando o chefe de socorro dos bombeiros chegou ao local, o fogo já estava extinto, mas o vazamento continuava ocorrendo. Ele retirou o botijão do abrigo e o colocou em local aberto e ventilado para que o extravasamento do gás terminasse com segurança.
Por fim, os bombeiros orientaram o morador a deixar o gás vazando até o término, para que depois o levasse para manutenção. Não houve vítimas no local.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina adverte:
“Não utilize isqueiro ou fósforo para verificar se há um vazamento. Faça o teste da espuma de sabão (coloque espuma sobre a junção da borboleta com o botijão, se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de vazamento)“