Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasPoderSTF considera orçamento secreto inconstitucional

STF considera orçamento secreto inconstitucional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucionais as emendas de relator do Orçamento, as chamadas RP9, mais conhecidas por orçamento secreto. A corte finalizou hoje (19) o julgamento de ações dos partidos Cidadania, PSB, PSOL e PV, que entendem que as emendas RP9 são ilegais e não estão previstas na Constituição.

O apelido de orçamento secreto surgiu da ausência de identificação dos deputados e senadores que indicaram a aplicação de tais recursos. Assim, segundo críticos das RP9, as emendas são usadas pelo Executivo federal para cooptar deputados e senadores a votarem matérias de seu interesse em troca de alocações diretas para órgãos públicos. Os recursos previstos para 2023 estão em torno de R$ 19 bilhões.

Como votaram os ministros do STF:

A favor ou contra a existência do orçamento secreto:

Rosa Weber (presidente do STF e relatora das ações): contra

Edson Fachin: contra

Luís Roberto Barroso: contra

Luiz Fux: contra

Cármen Lúcia: contra

Ricardo Lewandowski: contra

Alexandre de Moraes: a favor, mas com mudanças

Dias Toffoli: a favor, mas com mudanças

Nunes Marques: a favor, mas com mudanças

Gilmar Mendes: a favor, mas com mudanças

André Mendonça: a favor, mantendo como está.

No intervalo do julgamento, na última sexta-feira (16), o Congresso Nacional havia aprovado uma resolução que muda as regras dos recursos distribuídos pelas emendas de relator para tornar esses repasses mais transparentes à sociedade.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias