O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, anunciou nesta quarta-feira, dia 29, mudanças no comando do Samae. Edson Brunsfeld, hoje interventor liquidante da URB, foi o escolhido pelo governo para ser o novo diretor-presidente da autarquia. Como ele precisa cumprir alguns trâmites para o desligamento na URB, Henrique Carlini segue de forma interina no comando do Samae.
Edson Brunsfeld foi vereador no município em dois mandatos, entre 1997 e 2004. Também foi vice-prefeito na primeira gestão do governo de João Paulo Kleinubing, entre 2005 e 2008 e secretário municipal por várias vezes, além de diretor da Câmara de Vereadores durante a presidência de Hildebrandt, entre 2015 e 2016.
Já Michael Schneider, que estava afastado desde que a polícia civil deflagrou a Operação Limpeza Geral na autarquia, agora se desligará oficialmente do órgão nesta quinta-feira, dia 30. Segundo a prefeitura, ele pediu desligamento de forma oficial para se dedicar a projetos pessoais.
Sobre a Operação Limpeza Geral, da polícia civil:
A 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECOR) deflagrou a Operação Limpeza Geral para desmantelar organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público em prejuízo do SAMAE de Blumenau. As ações ocorreram na manhã do dia 5 de setembro de 2023.
Em março de 2021, no governo do prefeito Mário Hildebrandt, o SAMAE de Blumenau realizou licitação para contratar empresa especializada em roçada e limpeza geral de áreas externas dos seus imóveis.
A investigação policial aponta que houve fraude ao caráter competitivo da licitação, sendo que três empresas em conluio impediram a plena participação dos demais concorrentes e direcionaram o procedimento para a empresa vencedora.
Após vencida a licitação, essa empresa superfaturou os serviços de roçada e limpeza geral, informando metragens que chegaram a superar até o triplo do tamanho do imóvel (caso do “Reservatório Araranguá” – Bairro Garcia), segundo a investigação.
A Polícia Civil estima que a empresa auferiu lucro ilícito médio de 100 mil reais ao mês.
Ao longo da operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, bem como 22 mandados de busca e apreensão domiciliar. A Polícia Civil procedeu com o sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de 1,5 milhão de reais. A Justiça determinou o afastamento cautelar de três servidores públicos, incluindo o diretor presidente do SAMAE, Michael Raul Schneider. Schneider já ocupou outros cargos de confiança no governo do atual prefeito Mário Hildebrandt.
Recentemente, a Câmara de Vereadores de Blumenau montou uma CPI para apurar as supostas irregularidades na autarquia.