Sábado, Janeiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasPoderSaiba de que bairros vem a votação dos vereadores eleitos e empossados...

Saiba de que bairros vem a votação dos vereadores eleitos e empossados em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dos 15 vereadores que tomaram posse em Blumenau neste dia 1º de janeiro, apenas três são totalmente novatos no cargo, mas o perfil geográfico das votações entre todos os eleitos apresenta poucas diferenças. Embora os vereadores tenham a obrigação legal de representar todos os bairros do município, é normal que habitualmente ocorra um maior empenho a determinados redutos eleitorais.

Só que no caso das eleições de 2024, a votação da maior parte dos eleitos foi distribuída por todos os bairros de Blumenau, o que, certamente, motiva cada um deles a dispor de sua dedicação a áreas mais amplas e diversas.

Confira abaixo o levantamento realizado pelo Portal O Auditório sobre a votação dos 15 eleitos em Blumenau por bairros agrupados:

Fonte: Portal O Auditório, a partir de dados brutos do TRE-SC

No agrupamento entre bairros vizinhos é possível observar que, com algumas poucas exceções, as maiores votações dos vereadores advém das áreas mais populosas do município, como o Grande Garcia, a região da Velha, e as Itoupavas. Esta comparação da origem dos votos obtidos pelos vereadores empossados para o mandato 2025-2028 demonstra, de forma singela, que todos os “redutos” pertencem a todos os mandatários e que o vereador deve legislar e dar a sua atenção ao município como um todo.

Entre os vereadores que ainda concentram um pouco mais de votos em determinados bairros, podemos apontar o petista Adriano Pereira, na região da Velha, Ito de Souza (PL), na Itoupava Central e Diego Nasato (Novo), na região do Badenfurt e Salto do Norte. Os demais, mesmo que tenham uma concentração maior de votos em uma ou outra localidade, tiveram uma performance mais perene ao longo de outros bairros. Esse é o caso do (bi)campeão de votos Bruno Cunha (Cidadania), que mesmo disparando em votos na região da Velha, ainda teve quase 75% de sua votação oriunda de outras áreas da cidade.

Seria esse então o fim do perfil de vereador de bairro? Talvez sim, mas nem tanto. Só que esse é um assunto para uma de nossas próximas publicações. Acompanhe-nos e nos siga pelas redes sociais e nos grupos de whatsapp.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -

Últimas Notícias