Sexta-feira, Abril 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasEconomiaMEI não poderá mais emitir notas fiscais pelo Sistema Municipal

MEI não poderá mais emitir notas fiscais pelo Sistema Municipal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A partir de abril, as Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) de Microempreendedores Individuais (MEIs) não poderão ser mais emitidas por meio do sistema municipal, e terão um sistema unificado no padrão nacional. A mudança trará benefícios para os contribuintes, como a simplificação de procedimentos, padronização com validade nacional, aplicativo para telefone móvel e dispensa de emissão de outro documento relativo ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). 

Para o empreendedor poder utilizar o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica, a primeira etapa será o cadastramento dos dados da pessoa física ou jurídica no emissor web https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional. Após o cadastro, o MEI deve acessar a conta e ajustar as configurações de primeiro acesso, e logo após, já pode emitir as notas fiscais através do site ou aplicativo. 

O Sebrae/SC disponibilizou um  material para os MEIS com dicas e o passo a passo de uso no novo sistema, disponível em: http://sebrae.sc/emitir-nf. Qualquer MEI prestador de serviços no Brasil, independente do convênio do município, já pode emitir as suas NFS-e no padrão nacional. A orientação é que os empreendedores realizem o cadastro no sistema nacional o quanto antes, atendendo as resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/2022. 

“O novo modelo de emissão de notas fiscais eletrônicas (NFS-e) sem dúvidas vai facilitar a vida do empreendedor catarinense. Com objetivo de simplificar todo processo, além de criar um padrão que valerá para todo o território nacional, o novo sistema também é mais ágil. A inscrição antecipada no portal será importante para que os contribuintes se adaptem à novidade com mais tranquilidade, já que o padrão nacional passa a valer a partir do dia 3 de abril. Além disso, qualquer dúvida que o empresário tiver pode procurar os canais de atendimento do Sebrae/SC, como o portal e o 0800 570 0800, que iremos auxiliar e tirar todas as dúvidas”, salienta Aline Santos Pereira, gestora dos projetos de MEI do Sebrae/SC. 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias