Oktoberfest é muito além da maior festa da cerveja das Américas, mas também a celebração da cultura germânica tão intrínseca no povo blumenauense. E pra valorizar esta tradição uma Esquete teatral dos 200 anos da Imigração Alemã foi exibida na noite desta terça-feira (22) no Spaten Garten, comovendo o público presente.
A encenação chamada Raízes é interpretada pelas atrizes Lizandra Tavares e Emmanuelle Crauz, traz ao público uma história real de uma carta encontrada no Estado do Espírito Santo, onde as primas Olga e Martha divergem sobre deixar a Alemanha e embarcar rumo ao Brasil.
Enquanto Olga está resiliente a deixar o país de origem, por conta de toda mudança de vida, de idioma, clima, cultura e tudo mais, Martha está aberta a oportunidade em ter o Brasil como novo lar, longe das guerras, doenças e do empobrecimento nacional causado pela Revolução Industrial.
Por fim, a história das primas imigrantes termina em um final feliz, com ambas desembarcando aqui no Brasil, onde por aqui se estabeleceram, criando raízes e constituindo família. A apresentação é uma ação da Porto Seguro, patrocinadora oficial da Oktoberfest.
As protagonistas do esquete Lizandra e Emmanuelle, são da Paraíba e de Belo Horizonte respectivamente, mas estão radicadas em Blumenau há alguns anos, desde que se conheceram em curso de teatro aqui na cidade.
200 anos da Imigração Alemã
Em 25 de julho deste ano foi celebrado os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, data que marca a chegada dos primeiros 39 imigrantes germânicos a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Cidade esta que, em 1824 formou-se a primeira colônia alemã no país.
Desmotivados a seguirem na Alemanha, em virtude da guerra, doença e da pobreza, o povo germânico buscou recomeçar a vida em outros horizontes. Os Estados Unidos foi o destino escolhido pela maioria dos imigrantes, porém, o Brasil foi o segundo lugar mais requisitado como moradia pelos alemães.
A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro.