O cartaz da 40ª Oktoberfest Blumenau foi apresentado ao público nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Egidio Ferrari e sua equipe da secretaria de turismo e do Parque Vila Germânica. A nova campanha foi feita pelo artista e ilustrador catarinense Victor Beuren e traz a música e o brinde como elementos principais na identidade visual deste ano.
O slogan “Um viva ao que nos une” ditará a campanha do evento que acontecerá entre os dias 8 e 26 de outubro. O lançamento do cartaz foi realizado no novo Frohsinn, no Morro do Aipim, em Blumenau.
O ilustrador Victor Beuren atualmente mora em Lisboa (Portugal), mas é formado em Publicidade e Propaganda há mais de 20 anos e atua como Diretor de Arte e Ilustrador há mais de 25, atendendo clientes como Disney, Forbes, Visa e Adobe. O processo de criação junto ao ilustrador foi conduzido com apoio e expertise do publicitário Fábio Schmitz, formado em Blumenau. A ilustração do cartaz oficial da Oktoberfest 2025 reúne a alegria e a tradição da festa. “Por meio de elementos clássicos da cultura germânica como a flor Edelweiss e a arquitetura Enxaimel, busquei trazer uma composição com estilo de arte que une o moderno com o tradicional”, comenta Beuren.
Mudança nos desfiles
Uma das novidades anunciadas para a Oktoberfest deste ano é o uso de veículos mecânicos no lugar dos cavalos. De acordo com o documento lançado pelo prefeito, todos os desfiles oficiais do município deixam o uso de tração animal e passam a contar com equipamento motorizado nos desfiles.
Segurança
Outra novidade desta edição é o reforço na segurança da 40ª Oktoberfest Blumenau. Serão instalados detectores de metal nos acessos à festa. O objetivo é evitar que o público leve objetos que possam comprometer a segurança do evento.
Além disso, o monitoramento terá ampliação nas câmeras de reconhecimento facial, aumentando em 20% em relação à edição de 2024. A expectativa é de que sejam instaladas 260 câmeras de segurança, 60 delas com a tecnologia de reconhecimento facial, proporcionando ainda mais proteção e tranquilidade na festa.
Leia também: Proteção animal na Oktoberfest, sim! Mas e o meio ambiente?