Quarta-feira, Maio 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSegurançaAcusado de matar crianças em creche de Blumenau vai a júri popular

Acusado de matar crianças em creche de Blumenau vai a júri popular

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A acusação contra o homem que atacou e matou quatro crianças e feriu mais cinco na Creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau foi admitida pela Justiça, que aceitou todas as teses do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e agora irá a júri popular. O réu foi denunciado pelo Promotor de Justiça Rodrigo Andrade Viviani, da 10ª Promotoria de Justiça de Blumenau, por cinco tentativas e quatro homicídios consumados contra crianças que estavam na creche na hora do ataque, em 5 de abril deste ano.

O caso comoveu a comunidade de Blumenau e todo o país. A decisão do juízo da 2ª Vara Criminal de Blumenau saiu nesta terça-feira (31/10). 

O réu será levado a júri popular, mas ainda não há data definida para ocorrer. De acordo com a juíza da 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau, responsável pela sentença, “todos os elementos de prova juntados aos autos, especialmente os laudos periciais, relatórios de investigação e testemunhos produzidos durante o contraditório, apontam para a existência de materialidade e indícios suficientes de autoria dos nove crimes de homicídio qualificados descritos na denúncia, quatro consumados e cinco tentados”.

A pronúncia do Judiciário é um dos passos do processo. Uma vez preenchidos os requisitos legais, a denúncia deve ser admitida para que o caso seja remetido ao Tribunal do Júri. O acusado vai ser julgado pelo Conselho de Sentença por homicídio das quatro crianças e cinco tentativas de homicídio. Foram consideradas as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa das vítimas e pelo fato de os crimes terem sido praticados contra menores de 14 anos.  

Antes da sentença de pronúncia, entre os dias 5 e 6 de outubro, foram feitas as audiências de instrução e julgamento, nas quais foram ouvidas 16 testemunhas sobre o massacre à creche. A audiência de instrução e julgamento é um ato do processo para colher provas orais por meio de depoimentos das partes e das testemunhas. Essas provas serviram como base para o Judiciário decidir pela sentença de pronúncia, o que levou à decisão de o réu ser julgado pelo Tribunal do Júri.   

A 10ª Promotoria de Justiça ofereceu a denúncia do réu 13 dias depois do atentado, tão logo recebeu a conclusão do inquérito da Polícia Civil. Depois que o MPSC ofereceu a denúncia, a defesa do réu requereu à Justiça o incidente de insanidade, que verifica por meio de procedimento médico a saúde mental do acusado. Enquanto o exame era feito, o processo foi suspenso. Porém, o laudo concluiu que o réu era imputável, o que significa que tinha entendimento de seus atos na época do atentado, garantindo, assim, a sequência das etapas processuais do caso. 

Crime que chocou o Brasil   

O atentado à creche Cantinho Bom Pastor deixou a comunidade de Blumenau de luto e chocou todo o país. Era por volta das 9 horas da manhã de quarta-feira, dia 5 de abril, quando o investigado pulou o muro da creche e, segundo a denúncia, matou quatro crianças entre 3 e 5 anos. Outras cinco crianças ficaram feridas no ataque e foram encaminhadas para o hospital.  

Leia também:

Assassino de crianças em Blumenau diz a delegado que “caso valeu a pena”

Assassino de crianças em Blumenau queria atacar creches do bairro Escola Agrícola, mas os “muros eram altos”

Inquérito não confirma surto psicótico no assassino de crianças em creche de Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias