Uma operação realizada em todo território nacional nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes também teve cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça da Comarca de Blumenau. A Operação Terabyte foi deflagrada com o objetivo de identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Estão sendo cumpridos, simultaneamente, 141 mandados de busca e apreensão, em todos os estados brasileiros, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Até às 10h30 da manhã, 56 pessoas haviam sido presas em todo o país na operação.
Em Santa Catarina, a operação também conta com a participação do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO).
Busca no Médio Vale
A equipe do CyberGAECO cumpriu nesta quarta um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, que acolheu o requerimento apresentado pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar. A Polícia Científica de Santa Catarina acompanhou a ação.
Não há informações sobre o local exato do imóvel de Gaspar que foi alvo da busca e apreensão. Até a última atualização desta matéria, havia o registro de prisão ocorrida na operação em Santa Catarina, mas ainda sem maiores detalhes.
Terabyte
O nome da operação – Terabyte – foi escolhido porque “terabyte” é o nome dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1.000 (um mil) gigabytes. Ou seja, a Operação Nacional Terabyte objetiva investigar primordialmente indivíduos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Matéria atualizada às 10h40