Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasPoderOperação cumpre mandados e identifica oito suspeitos de atentado em Blumenau contra...

Operação cumpre mandados e identifica oito suspeitos de atentado em Blumenau contra ex-secretário Maiochi

Um dos suspeitos ocupava cargo no Samae até o ano passado

A polícia civil deflagrou a “Operação Publicis” e cumpre 15 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (19) em Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode. As investigações apuram a autoria dos disparos de arma de fogo na casa do ex-secretário municipal de Blumenau Michael Maiochi, ocorridos em 5 de fevereiro deste ano.

Segundo a investigação, Maiochi vinha sofrendo ameaças por meio de mensagens de whatsApp que chegavam através de terceiros, que ofendiam a sua imagem com acusações de atos de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito durante sua gestão municipal. As pessoas que ameaçavam ainda faziam a promessa de atacá-lo, o que acabou, de fato, ocorrendo ainda no mês de fevereiro.

Armas de fogo apreendidas na Operação Publicis. Foto: PCSC

Desde o atentado, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) da polícia civil de Blumenau passou a investigar o caso, durante quatro meses, empregando técnicas diversas, e conseguiu identificar oito pessoas que estariam envolvidas com os ataques. Desta forma, o delegado de polícia Bruno Fernando representou pela busca e apreensão domiciliar para angariar outras provas que pudessem ajudar nas investigações que estão em andamento.

Um dos investigados ocupava cargo na Samae de Blumenau até dezembro de 2023, quando foi exonerado.

Segundo o delegado, até o momento ainda não foi possível esclarecer qual a verdadeira motivação para as ameaças e disparos contra o ex-secretário. A vítima afirma que as ameaças estão relacionadas à sua “atuação firme com os prestadores de serviço, com aplicação de multas e rescisão de contratos” durante sua participação como secretário de Gestão Governamental na prefeitura de Blumenau.

A operação policial contou com o apoio de 36 policiais civis, até o momento. Foi apreendida a motocicleta utilizada pelos autores dos disparos, duas armas de fogo e R$ 4.000,00. Ainda foram recolhidos diversos documentos e aparelhos celulares que serão analisados e periciados, segundo os investigadores. O resultado deverá ser consignado no inquérito policial e depois encaminhado ao Poder Judiciário ao término das investigações.

A operação ainda estava em andamento, por volta de 8h da manhã desta quarta-feira (19). A DIC conta com apoio de policiais civis DRFR, da DTCA, do NINT, da DPCo de Indaial, Pomerode, Ascurra e Timbó.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias