Sexta-feira, Março 29, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeCovid-19: Doses para vacinação de bebês são distribuídas em Santa Catarina

Covid-19: Doses para vacinação de bebês são distribuídas em Santa Catarina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As doses de Pfizer contra a covid-19 para a vacinação de bebês e crianças a partir dos seis meses de idade estão sendo distribuídas para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das centrais regionais nesta quarta, 16. Das 34 mil doses recebidas pelo estado na última sexta, 11, aproximadamente 11 mil (11.290 doses) estão sendo enviadas aos municípios neste primeiro momento. 

As demais ficarão armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da segunda e terceira doses. Os imunizantes devem estar disponíveis nos municípios catarinenses entre quinta e sexta-feira. 

A distribuição começou pela manhã, por volta das 8h00. Para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Lages, Videira e Joaçaba as doses seguiram via terrestre. Para as centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia, o transporte é feito pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. 

Doses para Blumenau e região

No Médio Vale do Itajaí, Blumenau está recebendo 440 doses do imunizante neste primeiro momento; Gaspar e Indaial, 100 doses cada; Timbó e Pomerode, 50 doses cada; Apiúna, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Rodeio, 20 doses cada; Ascurra e Doutor Pedrinho recebem 10 doses cada.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Fialho, reforça que devido ao pequeno número de doses que chegaram ao estado, a vacinação será escalonada por faixa etária, da menor para a maior, sendo que crianças com comorbidades têm preferência na vacinação, independentemente da faixa etária. “Nessa remessa estamos enviando doses para a vacinação de bebês de 6 a 11 meses, mas se o bebê tem comorbidades, ele pode ser vacinado em qualquer faixa etária até dois anos. É importante que os pais, antes de levarem os filhos para vacinar, consultem as informações sobre locais, datas e faixa etária de vacinação com a secretaria de saúde do seu município de residência”, explica. 

Em Santa Catarina, a recomendação é que a imunização ocorra nesta ordem: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois, bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias. A população total estimada entre seis meses e dois anos é de 244.674 bebês e crianças.

A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose.

João Fuck, diretor da DIVE/SC, ressalta que assim como as vacinas que já são aplicadas na população a partir dos três anos de idade para a prevenção da Covid-19, essa nova vacina para bebês de seis meses a dois anos de idade é segura e eficaz. “Pedimos, mais uma vez, que os pais levem os seus filhos para vacinar. A vacina ainda é a melhor maneira de proteger a população, evitando casos graves, hospitalizações e mortes pelo coronavírus”, finaliza.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias