Terça-feira, Junho 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdePrimeiro caso de febre do Oropouche é confirmado em Benedito Novo

Primeiro caso de febre do Oropouche é confirmado em Benedito Novo

A Prefeitura de Benedito Novo juntamente com a Secretaria de Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica municipal receberam a confirmação laboratorial do 1° caso de Febre do Oropouche no município. Os exames foram encaminhados pela Vigilância Epidemiológica municipal, para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) que detectou a presença do vírus na amostra.

Febre do Oropouche

Conforme o Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.

Prevenção: Os mosquitos transmissores se proliferam em áreas naturais no meio ambiente, não há atualmente nenhum protocolo de controle químico recomendado, são orientadas medidas de prevenção individual como: repelentes, telas de proteção, roupas compridas.

Os casos suspeitos de Febre do Oropouche estão sendo verificados nos pacientes que estão com os mesmos sintomas da dengue e que já testaram dengue e estão negativos; assim fecham critérios de suspeitos para essa nova doença.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias