A Prefeitura de Benedito Novo juntamente com a Secretaria de Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica municipal receberam a confirmação laboratorial do 1° caso de Febre do Oropouche no município. Os exames foram encaminhados pela Vigilância Epidemiológica municipal, para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) que detectou a presença do vírus na amostra.
Febre do Oropouche
Conforme o Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus. A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, embora outros vetores tenham sido envolvidos na transmissão como o Culex quinquefasciatus.
Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.
Prevenção: Os mosquitos transmissores se proliferam em áreas naturais no meio ambiente, não há atualmente nenhum protocolo de controle químico recomendado, são orientadas medidas de prevenção individual como: repelentes, telas de proteção, roupas compridas.
Os casos suspeitos de Febre do Oropouche estão sendo verificados nos pacientes que estão com os mesmos sintomas da dengue e que já testaram dengue e estão negativos; assim fecham critérios de suspeitos para essa nova doença.