Segunda-feira, Junho 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeCentro de Atendimento Dengue em Blumenau é desativado

Centro de Atendimento Dengue em Blumenau é desativado

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), optou por desativar o Centro de Atendimento Dengue (CAD). A partir desta terça-feira, dia 4, os moradores com sintomas de dengue devem buscar pelas unidades de saúde do município. A motivação ocorreu em função da fase natural do ciclo da doença, em que se espera uma baixa, e considerou a queda no número de atendimentos por conta da dengue na cidade, tanto do CAD, quanto da atenção primária em saúde (APS), de mais de 7,7 mil, em março, para 4,2 mil, em maio.

O declínio também foi observado em relação às internações. Em enfermaria, de 58 para 33, e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de 26 para 9. Vale lembrar que o município atingiu o pico da epidemia entre 17 de março e 21 de abril e manteve essa elevação. Somente a partir do dia 28 de abril é que o município apresentou uma queda considerável em relação ao pico de 6,9 mil casos prováveis para menos de 500.

Mesmo com o decréscimo, os números de dengue em Blumenau ainda são bastante expressivos e muito distantes dos resultados apresentados no período pré-epidemia. Desde 1º de janeiro deste ano, Blumenau contabiliza 58,1 mil casos prováveis, que são todos os casos notificados, suspeitos, positivos e inconclusivos, com exceção dos descartados. Destes, 18 mil estão confirmados para a doença no município.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, pede aos moradores que continuem com os cuidados, mesmo no inverno. “Embora as temperaturas caiam neste período do ano aqui em Blumenau, os cuidados em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, não podem parar. Vale lembrar que os ovos do Aedes aegypti são resistentes e podem eclodir assim que as condições voltarem a ser favoráveis” finaliza.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias