Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesGasparSaúde alerta para risco de aumento de casos de dengue em Gaspar

Saúde alerta para risco de aumento de casos de dengue em Gaspar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A dengue continua sendo um problema de saúde pública em todo o mundo, e infelizmente, Gaspar não está isenta dessa realidade. De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, até o momento, são 16 casos positivos e 72 casos em investigação da doença, que evidencia uma preocupação em relação ao aumento da incidência da dengue na região.

Além disso, dados mostram que em maio de 2022 foram encontrados 267 focos da doença na cidade, enquanto que em 2023 esse número saltou para 427, isso representa um aumento de cerca de 60% em relação ao ano anterior. Por conta desse aumento, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de prevenção, como a realização de campanhas de conscientização da população, aplicação de inseticidas em áreas consideradas infestadas por Gaspar e treinamentos com a equipe de saúde.

A infestação da dengue não é uma questão isolada, e atinge diferentes bairros da cidade. São seis bairros de Gaspar infestados pela doença, sendo eles Centro, Bela Vista, Coloninha, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Margem Esquerda, ou seja, todos possuem um grande número de focos encontrados.

Com a chegada do período de chuvas, é ainda mais importante que a população esteja atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito, afinal, a dengue pode ser fatal em casos mais graves. Portanto, é fundamental que todos façam a sua parte para garantir a saúde e bem-estar da população.

O secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, comenta sobre a dengue em Gaspar. “O aumento no número de focos de dengue é um alerta para que todos estejam atentos e contribuam para a prevenção da doença. A colaboração da população é fundamental para que sejam adotadas medidas efetivas de prevenção e combate à proliferação do mosquito, garantindo assim a saúde e bem-estar de todos. Estamos fazendo a nossa parte como poder público, mas precisamos muito da ajuda do gasparense neste momento”, pontua o secretário.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a proliferação do mosquito está diretamente relacionada ao acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Sintomas da Dengue:

  • Febre alta (acima de 38,5°C);
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Cansaço.

O que fazer em caso de suspeita de dengue:

  • Procurar uma unidade de saúde
  • Beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás;
  • Evitar automedicação, pois pode causar complicações, como sangramentos;
  • Utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos;
  • Evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Conte com os agentes de Endemias

Atualmente Gaspar conta com 22 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias