Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeHospitais de Blumenau estão com 100% de ocupação nas UTIs pelo SUS

Hospitais de Blumenau estão com 100% de ocupação nas UTIs pelo SUS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hospitais de Blumenau que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. A informação é da prefeitura de Blumenau.

Segundo a secretaria municipal de saúde, a alta demanda ocorre pelo fato de que as instituições hospitalares vêm cumprindo a determinação de aumento das cirurgias eletivas. Muitos pacientes que passam pelos procedimentos de alta complexidade, necessitam de vaga na UTI para o pós-operatório.

Já os casos de Covid-19 representam apenas 3% do total de ocupação, e nenhum paciente com Dengue se encontra internado em UTI, segundo informou a prefeitura.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, comenta que novos leitos de UTI estão sendo aguardados por meio de portaria do governo do Estado. Ele também explica que “mesmo com 100% da ocupação, se o morador necessitar de unidade de terapia intensiva, a central macrorregional de regulação de leitos, que fica na Gerência Regional de Saúde de Blumenau (Gersa), encontrará um leito disponível para o paciente, seja na nossa cidade ou em município vizinho”. 

Em relação à central macrorregional de regulação de leitos, as tratativas seguem com a solicitação, pela instituição de saúde ou profissional, para a regulação, que faz a verificação de vagas nos hospitais. Se há disponibilidade, a transferência é realizada imediatamente dentro da regional, que, para urgências, contempla 42 municípios, e eletivas, 54. Esgotando as tentativas da macrorregional, a demanda é encaminhada à regulação estadual, que fará o mesmo processo, verificando em todo o Estado se há leito de UTI disponível. Se o paciente ou seus familiares aceitarem, é realizada a transferência para a cidade com vaga em unidade de terapia intensiva.

Alta complexidade
Por meio de nota, o Hospital Santo Antônio informou à secretaria de saúde que a alta na ocupação dos leitos de UTI Geral, se dá em virtude das referências em oncologia e ortopedia do hospital e de quem nenhum dos casos é de internação por Covid-19 ou Dengue.
 
O Hospital Santa Isabel afirma que os pacientes internados são das especialidades de clínica médica e cirúrgica, cirurgia vascular e cardiovascular, neurologia, traumas e transplantes – especialidades das quais o HSI é referência. Inclusive, a instituição acrescenta que a internação nas UTIs segue os critérios da resolução do Conselho Federal de Medicina, que analisa a prioridade do cuidado intensivo com base no quadro clínico. O atendimento hospitalar é mantido, seguindo as diretrizes da Rede Santa Catarina com o acolhimento aos familiares e pacientes.

Média complexidade
Já, o Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava, vem gradativamente aumentando a parceria com o município, absorvendo e implantando novos serviços, bem como, aumentando a oferta das atividades já existentes. Entre elas, a realização de cirurgias eletivas de média complexidade. Atualmente, o Hospital realiza cirurgias nas especialidades de ortopedia, cirurgia geral, videolaparoscopia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, proctologia e urologia. De janeiro a março desse ano foram realizadas 673 cirurgias nessas especialidades. 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias