Terça-feira, Março 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesGasparGaspar confirma primeiro caso de Dengue no ano

Gaspar confirma primeiro caso de Dengue no ano

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde confirmou o primeiro caso positivo de dengue do ano. O paciente é um homem de 23 anos, morador do Bairro Santa Terezinha. O caso é autóctone (contraído no próprio município) e os agentes de combate a endemias já reforçam os cuidados no local.

Além do caso confirmado, existem ainda oito casos suspeitos. Atualmente são 52 focos confirmados de Aedes aegypti. O Bairro com maior número de focos encontrados é o Bela Vista, com 19 focos confirmados.

A secretária de saúde, Silvania Joanello, reitera que a limpeza dos ambientes é a melhor prevenção. “Mesmo que a nossa equipe faça inspeções diariamente na busca de focos, precisamos que a população se conscientize na eliminação da proliferação dos mosquitos em casa. O que a gente orienta é de não deixar água parada, o ovo pode sobreviver em locais que a gente nem imagina, como em tampinhas de garrafas”, explica.

Gaspar possui 300 armadilhas e 78 pontos estratégicos que são cemitérios, ferros velhos, borracharias, material de construção, locais com acúmulo de água, depósito de recicláveis, floriculturas e etc. Além disso, desde o ano passado, a Secretaria de Saúde reforçou a equipe de combate a endemias, agora são 11 agentes.

O trabalho desses profissionais consiste na verificação de armadilhas semanalmente e nos pontos estratégicos a cada 14 dias. Eles observam se existem larvas, fazem coletas para análise, além de vistoria, eliminação e orientação junto a comunidade em um raio de 300 metros. É fundamental que a população entenda a importância desses profissionais e permitam a entrada deles nos imóveis para que a vistoria seja completa. Todos os 11 agentes de combate a endemias são identificados com uniforme e crachás.

A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias