A Câmara de Blumenau aprovou em redação final, na sessão desta terça-feira (13), projeto de lei que autoriza a concessão de reajuste na remuneração e no auxílio-alimentação dos servidores públicos municipais.
A proposta prevê, como revisão geral anual, um reajuste de 5,32%, equivalente à variação do INPC entre maio de 2024 e abril de 2025. O índice será aplicado na folha de pagamento de maio de 2025. Também foi aprovado o aumento no valor do auxílio-alimentação, que passará para R$ 895,22 a partir de maio e para R$ 1.141,56 em dezembro de 2025.
Segundo a justificativa da matéria, o envio do projeto não encerra o diálogo com o Sintraseb (Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau), e a continuidade da Mesa de Negociação Permanente está garantida.
O projeto segue agora para sanção do prefeito.
Servidores prometem paralisar
Mesmo após o prefeito enviar a proposta de reajuste para a Câmara, os servidores públicos municipais de Blumenau decidiram paralisar as atividades no próximo dia 20 de maio. A medida faz parte da mobilização da campanha salarial de 2025 e foi decidida na tarde desta segunda-feira (12) durante reunião entre o sindicato da categoria, o Sintraseb, e os representantes por local de trabalho.
A iniciativa mantém a deliberação ocorrida durante assembleia geral realizada no dia 3 de abril. Naquela ocasião, os servidores definiram o dia 13 de maio como prazo limite para a abertura da negociação coletiva. A partir dessa data, o sindicato estaria autorizado a convocar uma jornada de lutas.
Segundo o sindicato, a proposta contempla somente a reposição da inflação e o reajuste do auxílio alimentação, considerada “insatisfatória e desrespeitosa” pelos servidores, afirma o Sintraseb.