Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauServidores municipais de Blumenau decidem por greve a partir de segunda-feira

Servidores municipais de Blumenau decidem por greve a partir de segunda-feira

Administração municipal alega que abertura das negociações deveria ocorrer só em abril

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em Assembleia geral na tarde desta terça-feira (1), os servidores públicos municipais de Blumenau decidiram pela realização de greve a partir da próxima segunda-feira (7), caso a administração municipal não abra uma mesa de negociações. Foram mais de 1.600 participantes na assembleia, segundo o sindicato da categoria (Sintraseb).

De acordo com o sindicato, o início da greve pode ser suspenso caso o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) confirme uma reunião para negociação coletiva até às 8h do dia 7. Na ocasião, os servidores farão uma nova assembleia para decidir os rumos.

O Sintraseb divulgou uma Carta Aberta explicando as razões do movimento. Entre várias considerações divulgadas na carta, os servidores alegam que:

No final do ano, no apagar das luzes, (a prefeitura) encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores sem nenhum debate com a categoria. Para resolver os seus problemas e de gestões anteriores, transferiu a conta para os(as) servidores(as), aumentando a idade mínima para aposentadoria e taxando em 14% todos(as) os(as) aposentados(as) e pensionistas do ISSBLU que recebem acima de R$ 2.200.

OS(AS) SERVIDORES(AS) ESTÃO COM OS SALÁRIOS CONGELADOS HÁ DOIS ANOS, com
uma perda salarial que já atinge 18,65% (Inflação de maio de 2019 a dezembro de 2021)

O atual momento da Pandemia do Coronavírus tem lotado os ambulatórios gerais e unidades de saúde. Após dois anos de enfrentamento, os(as) trabalhadores(as)
estão exaustos(as), física e psicologicamente, diante da alta demanda de atendimento, das jornadas de trabalho estendidas, e do adoecimento de profissionais.

Leia a carta na íntegra aqui.

O que diz a administração municipal de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota dizendo que foi surpreendida com a decisão da assembleia de servidores realizada na tarde desta terça-feira, dia 01, de estado de greve e greve a partir da próxima segunda-feira (7). Segundo a nota, a data-base prevê a abertura das negociações a partir de abril e que até o momento não teria recebido nenhuma pauta oficial do sindicato. O município declara que ainda aguarda ser informado oficialmente pelo Sindicato dos Servidores acerca da decisão da assembleia.

Foto: Prefeitura de Blumenau/Divulgação

No final da tarde, o Prefeito Mário Hildebrandt, junto com a vice-prefeita Maria Regina e secretários membros do comitê gestor, se reuniram para avaliar a decisão de greve, comunicada através das redes sociais pelo Sindicato. A prefeitura diz que permanece aberto à negociação com o sindicato e ratifica o posicionamento apresentado em ofício (001/2022) protocolado nesta terça-feira (1) na sede do sindicato, onde expõe que:

A mesa de negociação sempre esteve e segue aberta, tendo os representantes da administração municipal recebido os representantes do sindicato inúmeras vezes, para atender pleitos da categoria;

A reposição salarial foi impedida nos dois últimos anos pela Lei Federal 173/2020;

Desde 2004, a data-base dos servidores municipais de Blumenau é definida em maio (LC 298/2004), portanto não foram esgotados os prazos para negociação;

A Prefeitura reitera o compromisso com a Cidade e lamenta o comportamento do Sindicato, que incita um movimento grevista num momento de extrema necessidade para a população de Blumenau, que ainda convive com elevado número de novos casos diários. Lembra também que o país segue em ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, o que aumenta significativamente a demanda por atendimentos na rede de saúde. A paralisação, caso ocorra neste momento, penaliza a população em um período bastante delicado para todos, afetando, inclusive, o retorno do ano letivo, previsto para iniciar na próxima segunda-feira, dia 07.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias