A organização da 39ª Oktoberfest Blumenau participou de um importante treinamento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na tarde desta sexta-feira, dia 04, às 14h, no Portal do Parque Vila Germânica.
O treinamento foi conduzido pela fonoaudióloga Ana Paula Müller, teve duração de uma hora e abordou temas relevantes, como os diferentes níveis do autismo e respectivas características, os estímulos que podem causar desconforto para quem se enquadra no espectro, a maneira correta de abordar e ajudar uma pessoa com autismo que esteja passando por uma crise e a importância de evitar julgamentos.

Participaram do treinamento os profissionais da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau, representantes da Polícia Militar, voluntários da organização Jovens Com Uma Missão (Jocum) — responsáveis pela distribuição de pulseiras de identificação para as pessoas com autismo durante a Oktoberfest — além dos responsáveis técnicos pelos brinquedos da festa e demais colaboradores. O encontro proporcionou espaço para que os participantes tirassem dúvidas com a fonoaudióloga, capacitando-os a oferecer um atendimento mais acolhedor e inclusivo durante a maior festa alemã das Américas.
As pessoas com TEA e acompanhante responsável têm direito à meia-entrada na Oktoberfest Blumenau, além de pagarem 50% no valor dos brinquedos, conforme a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Para garantir tais direitos, deve ser apresentada alguma destas documentações: laudo médico que ateste o diagnóstico; Carteira de Identidade com o símbolo do autismo; Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ou Carteira de Identificação do Autista de Santa Catarina.
A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro.