O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 6,10m às 9h20 da manhã desta terça-feira (11) em Rio do Sul, no Alto-Vale do Itajaí. A chuva intensa que ocorreu na segunda e nesta terça elevou o nível dos rios na região e fez com que as comportas das barragens de Taió e Ituporanga fossem fechadas ainda ontem (10).
A Defesa Civil de Rio do Sul lançou um alerta à população na noite desta segunda-feira, informando que estava acompanhando a situação. Nesta manhã de terça, a barragem de Ituporanga estava com 36,8% de ocupação e a de Taió com 23,2%. O maior volume de chuva no Alto-Vale se concentra em direção às duas barragens.
Os moradores de Rio do Sul passam a ficar alertas quando habitualmente o nível do rio chega a 7m.
Em Blumenau
Em Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu às 9h desta terça, dia 11, era de 2,97m. A elevação em 24 horas foi de 1,60m. Apesar da rápida subida, o estado ainda é apenas de vigilância, muito distante dos estágios mais elevados na medição do rio, que são de atenção e alerta. Os casos de enchente só ocorrem na cidade a partir de 7,40m.
Nas últimas 24 horas houve mais intensidade de chuva na região das Tatutibas (16,8mm) e na Nova Esperança (13,6mm), segundo a defesa civil de Blumenau.
A previsão, segundo o AlertaBlu, é de chuva hoje e tempo instável e chuvoso ainda nos próximos dias na cidade. Confira aqui.
Chuva no estado
A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um aviso sobre a chuva intensa, persistente e volumosa (mapa) em Santa Catarina para esta terça-feira (11). Confira abaixo a previsão elaborada pelo meteorologista caio Guerra:

Em outra sub-bacia do Rio Itajaí-Açu, que é o Rio Benedito, há o registro de 19,8mm de chuva desde o início deste evento (ontem, dia 10), em Timbó. A medição foi feita pela estação de Carlos Grothoff, no centro da cidade.