Nesta sexta-feira, 9 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Renan Filho (Transportes) entregam em Santa Catarina o empreendimento que é considerado a maior obra rodoviária recente do país, aguardada há pelo menos 10 anos pela população catarinense: o Contorno Viário da Grande Florianópolis se destaca pela sua magnitude e impacto. A obra recebeu investimento de R$ 3,9 bilhões.
A inauguração está marcada para às 10h da manhã. O evento será realizado no emboque sul do Túnel 2 do Contorno, no km 38 da BR 101 em Palhoça.
Ao meio-dia, está previsto o lançamento do novo navio da Marinha em Itajaí, o primeiro feito em Santa Catarina. O navio receberá o nome “Fragata Tamandaré”, mesmo nome que se aplicará à classe, por ser o primeiro navio. Ele deve ser incorporado à Marinha em 2025.
É a primeira visita oficial de Lula a Santa Catarina em seu terceiro mandato como presidente. No mesmo dia, o governador do estado, Jorginho Mello, está no Espírito Santo, em um encontro com governadores.
Contorno viário
São 50 km de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, a via irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital, como alternativa ao tráfego da BR-101. O Contorno terá velocidade operacional de 100 quilômetros por hora (km/h) e está sendo construída de forma a não ter aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves — evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.
FLUXO DE CAMINHÕES — Com a conclusão do Contorno Viário, cerca de 18 mil caminhões por dia irão usar a rodovia e deixarão de circular na BR-101 entre os trechos de Biguaçu e Palhoça. Já o motorista que usar o Contorno fará a travessia da Grande Florianópolis em aproximadamente 38 minutos, o que garante cerca de 1 hora e 22 minutos de ganho no tempo de viagem nos horários de pico.