Terça-feira, Março 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauBlumenau tem financiamento de 50 milhões de dólares aprovado pelo ministério da...

Blumenau tem financiamento de 50 milhões de dólares aprovado pelo ministério da economia

Operação de crédito ainda deve passar por tramites no Governo Federal e Senado

A Prefeitura de Blumenau recebeu nesta sexta-feira, 29, a confirmação do cumprimento de limites e condições necessários para a contratação do financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Por meio do Ofício nº 3257/2022, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ligada ao Ministério da Economia, informa que verificou e entende que o município cumpre os requisitos prévios à contratação da operação de crédito. 

Os recursos serão destinados as obras de saneamento e mobilidade urbana, com valor previsto de US$ 50 milhões de dólares e US$ 12,5 milhões em contrapartida da Prefeitura de Blumenau. As obras que compõe o pacote de investimentos ainda estão sendo definidas pelo município. 

O prefeito Mário Hildebranbdt comemorou a aprovação:  “Buscar recursos para obras através do Fonplata é algo no qual trabalho desde minha época de vice-prefeito. Quando assumi a Prefeitura, em 2018, ajustamos algumas questões financeiras para que tivéssemos condições de trazer esse financiamento para nossa cidade e , por isso, fico muito feliz com esse importante avanço do processo. Sei que as obras que fazem parte desse pacote farão muita diferença para a comunidade”, ressalta.

Assinatura de contrato

Com a aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional o processo segue agora para avaliação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Na seqüência, o documento será enviado à Casa Civil e posteriormente ao Congresso Nacional, onde deve ser sancionado pelo Senado. A expectativa é de que assinatura do contrato entre a Prefeitura e o Fonplata seja efetivada até o final deste ano. 

A negociação do município com o Fonplata começou em outubro de 2017, quando Hildebrandt, então vice-prefeito,  visitou a sede da instituição, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A partir de 2018 o município começou a estruturar o programa de investimento, submetendo a primeira carta consulta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, em 2019.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias