Quarta-feira, Julho 9, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralTrabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovam estado de greve

Trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovam estado de greve

Paralisação pode ocorrer em 72 horas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os trabalhadores e as trabalhadoras do transporte coletivo de Blumenau aprovaram nesta terça-feira (23), em assembleia realizada em duas sessões, de manhã e à tarde, a deflagração de Estado de Greve. A informação é do sindicato da categoria, o Sindetranscol.

Segundo o sindicato, a posição foi tomada “em consequência da ausência de uma negociação coletiva decente, que discuta as reivindicações dos trabalhadores e que efetivamente apresente propostas frente às demandas”, explica a entidade em nota.

A categoria reclama que, mesmo tendo a data-base no dia 1º de Julho, até o momento houve apenas uma reunião de negociação, mas “sem apresentar avanços significativos”.

Pauta de reivindicações

A categoria reivindica a reposição do INPC mais 3% nos salários, além de Ticket Alimentação de R$ 1.400.00. Há também outros itens, como a adequação dos locais de alimentação e repouso, principalmente nos terminais do Aterro e Fonte.

Entre as reivindicações constam também a devolução de dois dias descontados decorrentes da paralisação em março deste ano. Há reivindicações sobre dez cláusulas novas que não foram discutidas e 32 cláusulas da atual convenção coletiva de trabalho que a categoria deseja melhorar, segundo o Sindetranscol.

Há até o momento dois documentos enviados pela empresa concessionária na mesa de negociação, mas que foram rejeitados pela categoria, informa o sindicato. A reunião ocorreu no último dia 4 de julho.

Paralisação

O sindicato informa que irá comunicar a decisão da assembleia à empresa Blumob, ao Sindicato Patronal e à Prefeitura de Blumenau, e, após o prazo de 72 horas, os trabalhadores poderão paralisar as atividades a qualquer tempo.

Neste ano, já houve uma paralisação do transporte coletivo urbano de Blumenau, que durou 24 horas, no dia 12 de março. Mas naquela ocasião, as reivindicações foram outras, como por exemplo, a exigência de maior segurança nos ônibus e terminais.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -

Últimas Notícias