Um idoso de 69 anos foi preso em flagrante pelo crime de maus tratos a 10 cachorros no bairro Ribeirão das Pedras, em Indaial. A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (31) pela Delegacia de Polícia Civil de Indaial, com apoio das equipes do Sítio Dona Lúcia, do Projeto Cadeia para Maus-Tratos e de médico veterinário voluntário. Além da prisão, houve busca e apreensão na residência do suspeito.
Segundo o delegado Filipe Martins, a equipe chegou no local e constatou “um deplorável cenário de maus-tratos aos cães, onde os animais estavam mantidos sem acesso à comida, água, em ambiente com condições precárias de higiene”. Foi verificado que os animais estavam com diversos parasitas pelo corpo, sinais de anemia, febre, dificuldade de locomoção e alguns com magreza extrema.
A investigação fora iniciada em maio deste ano após a Delegacia receber várias denúncias de maus-tratos praticado pelo homem investigado. O delegado conta que, no curso da investigação, “a equipe de policiais recebeu um vídeo chocante em que, segundo o denunciante, em razão da falta de alimento, os animais estavam matando uns aos outros para se alimentar“.
Veja o vídeo (alerta para conteúdo sensível: desfocamos as imagens, mas a cena pode ser sensível para algumas pessoas):
Com base na situação encontrada pela Polícia Civil, foi dada voz de prisão ao tutor dos animais pelo crime de maus-tratos aos cães, que possui pena mínima de 2 anos e máxima de 5 anos de reclusão. O idoso foi encaminhado ao presídio e será submetido à audiência de custódia nas próximas 24 horas, ficando à disposição do Poder Judiciário.
Os animais foram levados ao Sítio Dona Lúcia, em Blumenau, onde permanecerão em lar temporário.
A Polícia Civil solicita que as denúncias sobre maus tratos a animais possam ser feitas, de maneira anônima, pelo canal online: https://denuncias.pc.sc.gov.br/