Foi entregue na noite desta quinta-feira (11), em Blumenau, o Prêmio Queijo Brasil, uma competição com mais de 1,5 mil queijos avaliados. Dez queijos receberam a premiação de Seleção Queijista. Eles se destacaram entre os demais inscritos. Apesar de o evento ser realizado em Santa Catarina, apenas um queijo catarinense entrou para a lista dos dez melhores. Confira os queijos destacados, em ordem alfabética:
- Céu de Minas (Queijaria Céu de Minas, de São Lourenço/MG)
- Esmeralda da Cartucheira (Queijaria Quinta da Cartucheira, de Cuiabá/MT)
- GOA #14 (Queijaria GOA, de Aiuruoca/MG)
- Manteiga de Garrafa Vaca Serrada (Queijaria Vaca Serrada, de Porto da Folha/SE)
- Palline di Catarina (Queijaria Casa Bianchi, de Lajeado Grande/SC)
- Pedra do Segredo (da Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa/MG)
- Requeijão Caipira com Raspa do Tacho (Queijaria Reserva do Lago, de Delfinópolis/MG)
- Ricota Fresca de Búfala (Queijaria Tradição D’Lurdes, de Autazes/AM)
- Sopé (Queijaria Montanha, de Governador Valadares/MG)
- Tipo Comté – Bueno (da Queijaria Serra das Antas, de Bueno Brandão/MG)
A análise das amostras enviadas ao Prêmio Queijo Brasil aconteceu nos dias 10 e 11 de julho. Antes disso, no dia 9, todos os jurados passaram por um alinhamento técnico com a organização. O objetivo é fornecer análises especializadas aos produtores, com foco na melhoria dos produtos. A lista completa dos premiados está no link www.premioqueijobrasil.com.br.
Já no contexto geral, com a seleção de melhores queijarias por estado, Santa Catarina ficou na terceira posição nacional, com 114 queijos premiados de alguma forma, atrás somente de Minas Gerais (363) e Paraná (129). No quesito ‘reconhecimento das melhores queijarias por estado’, uma novidade do evento em 2024, a Pomerode Alimentos foi a primeira em Santa Catarina.
Até domingo (14) segue no Parque Vila Germânica a Feira Gastronômica, com estandes apresentando marcas de queijo ao público, com degustações e venda de produtos. A programação conta ainda com cerveja artesanal, vinhos e espumantes e pontos gastronômicos. No domingo (14), os ingressos são solidários: sem cobrança, mas com incentivo para que o público doe alimentos que serão destinados ao Rio Grande do Sul. Já nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), os ingressos custam R$ 10,00.