Um projeto do vereador Adriano Pereira (PT) quer proibir a exclusividade e a cobrança obrigatória por serviços de limpeza de fossa nos imóveis de Blumenau. Segundo a proposta, protocolada na Câmara Municipal na semana passada, só poderá ocorrer cobrança por serviço de limpa-fossa nas faturas de água e esgoto se houver “autorização prévia e expressa do consumidor”
+ Saiba quanto os blumenauenses pagarão pelo serviço de caminhão limpa-fossa da BRK
Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, a concessionária BRK Ambiental ficaria proibida de cobrar por serviços de coleta do esgoto via caminhão limpa-fossa nos imóveis do município, como está previsto no 5º aditivo contratual entre Samae e BRK.
O vereador recorreu à Constituição Federal para embasar seu projeto, já que em seu artigo 170, a Carta Magna da república prevê a “livre concorrência” dentro dos princípios gerais da ordem econômica nacional. O projeto deixa claro que o usuário de Blumenau deverá ter “direito à livre contratação de serviços de limpeza de fossas sépticas, sendo vedada a obrigatoriedade da vinculação a qualquer concessionária de serviço público para este fim”.
A iniciativa surge após o município de Blumenau ter autorizado a BRK a implementar um pagamento obrigatório pela coleta de esgoto a todos os moradores, independentemente de quem tem rede coletora na rua ou não. No caso das ruas onde não há rede de esgoto, os serviços nos imóveis serão realizados via caminhões limpa-fossa, uma vez ao ano, mas com cobrança mensal na fatura do usuário.
Comprovação de fossa limpa
O projeto ainda permite ao morador apresentar ao Samae, a cada cinco anos, uma declaração técnica de empresa habilitada atestando o “bom funcionamento da fossa” para fins de fiscalização e controle ambiental.
Leia mais a respeito do assunto:
Vereadores de Blumenau protocolam requerimento para abertura de CPI do Esgoto
Entidades de Blumenau formalizam carta ao prefeito pedindo revisão da tarifa de esgoto
Prefeito se manifesta sobre carta de entidades que pediram revisão da tarifa de esgoto em Blumenau
Esgoto fica mais caro em Blumenau e contrato com a BRK é prorrogado até 2064
Saiba quanto os blumenauenses pagarão pelo serviço de caminhão limpa-fossa da BRK