Blumenau e Gaspar foram selecionadas entre 11 cidades brasileiras que participarão de um projeto piloto no país para emissão de alertas em situações de extremo risco. As mensagens serão emitidas nas telas dos celulares.
A tecnologia denominada Cell Broadcast permite a comunicação com maior celeridade e grande alcance populacional, viabilizando assim medidas preparatórias e tomada de decisões de maior efetividade, no que tange a proteção da população.
O alerta será emitido em formato de pop up, sobreposto a qualquer conteúdo que estiver sendo acessado naquele momento no aparelho celular. Dependendo do grau da emergência, a mensagem poderá também acionar ao telefone um sinal sonoro.
A ação é uma iniciativa conjunta entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e também a Agencia Nacional de Telecomunicações.
A Defesa Civil de Blumenau por meio da equipe da diretoria de meteorologia participará inicialmente de um treinamento piloto interno, no mês de julho, quando um alerta demonstrativo será disparado para a população.
“A comunidade de Blumenau e região já tem no aplicativo AlertaBlu uma fonte fidedigna de informação de eventuais riscos, e a possibilidade de termos mais uma forma de chegarmos até o cidadão, com o aviso de alerta, amplia ainda mais a eficácia na disseminação da informação necessária para a preservação de vidas humanas”, destaca o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.
A Defesa Civil esclarece que, a tecnologia Cell Broadcast será utilizada somente em situações de extremo risco e que, a plataforma não substituirá aos modos convencionais de alertas, mas sim, que este vem para somar na propagação da informação até a comunidade.
O sistema mapeará e terá como público-alvo todos os números de celulares ativos na região que disponham do sinal 4 ou 5G e que estejam delimitados a uma área designada como suscetível ao risco conforme estabelecida pela Defesa Civil. Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens do Cell Broadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários. A ferramenta já é conhecida em países como Estados Unidos e Japão.
Além de Blumenau e Gaspar, as demais cidades brasileiras que participarão da experiência são Muçum e Roca Sales, no Rio Grande do Sul; Petrópolis e Angra dos Reis no Rio de Janeiro; Indianópolis em Minas Gerais; Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo; São Sebastião em São Paulo e Morretes e União da Vitória no Paraná.