Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeral487 crianças e adolescentes sofreram abuso sexual em SC em 2023

487 crianças e adolescentes sofreram abuso sexual em SC em 2023

Os casos se referem somente aos registrados pela polícia civil do estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) registrou, nos quatro primeiros meses deste ano, 487 casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Foram 251 casos contra crianças de zero a 11 anos e outros 236 contra adolescentes de 12 a 17 anos. Para jogar luz sobre um assunto, o 18 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Em Santa Catarina, policiais civis e psicólogos policiais estão promovendo uma série de atividades para aproximar a instituição da comunidade escolar e trabalhar temas sensíveis com crianças e adolescentes como é o abuso sexual e os riscos que a exposição na internet pode representar. 

Para o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, a aproximação da PCSC com a comunidade escolar é fundamental para que crianças e jovens conheçam o papel da instituição na segurança pública e possibilitem que crianças e adolescentes tirem suas dúvidas e saibam como e onde procurar ajuda. Recentemente o delegado-geral fez uma palestra no Colégio Marista em Criciúma abordando riscos e responsabilidades no uso da internet.

A delegada Patrícia Zimmermann, que coordena o trabalho das 32 DPCAMIs no estado e uma das criadoras do Programa PC Por Elas, destaca que refletir sobre o tema é uma forma de contribuir para a prevenção do abuso e da exploração sexual. A delegada Patrícia destaca que a primeira DPCAMI foi instalada em 1985 na capital catarinense. “Desde então a Polícia Civil evoluiu significativamente no tratamento dos casos de violência doméstica e crimes praticados contra crianças adolescentes mulheres e idosos no estado”, assinalou. 

Em alusão ao dia 18 de maio, a PCSC está desenvolvendo o Programa Proteja uma Criança, cujas ações são voltadas para a prevenção da violência sexual, por meio da oferta de espaço de reflexão e informações de qualidade sobre o tema.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias