Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralVereadores aprovam projeto que proíbe fogos de artifício barulhentos em Blumenau

Vereadores aprovam projeto que proíbe fogos de artifício barulhentos em Blumenau

A restrição vale somente para áreas públicas e eventos do município

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou um projeto de lei que proíbe fogos de artifício com alto ruído em áreas públicas e em eventos do município. A votação aconteceu na sessão ordinária desta terça-feira (21).

O Projeto de Lei Complementar 2191/2023 é de autoria do vereador Bruno Cunha (Cidadania), que acrescenta à lei que “Institui o Código de Posturas do Município de Blumenau” a proibição da “soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em áreas públicas e eventos no âmbito do município”.

Ainda de acordo com a proposta, a proibição se aplica aos eventos públicos e privados que ocorrerem no município, e “excetuam-se da proibição ‘fogos de baixo ruído’, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais que acarretam barulho de pouca intensidade”. 

O projeto não estava na Ordem do Dia, mas foi incluído após aprovação de requerimento do autor da matéria, que justificou que a apreciação estava marcada para a próxima sessão, mas teria que ser retirado porque a reunião terá pauta exclusiva. Por isso, solicitou a inclusão do projeto nesta sessão e agradeceu aos vereadores pela sensibilidade. 

O vereador Bruno Cunha, ao discutir o projeto, explicou que Blumenau já foi uma das primeiras cidades do Brasil a regulamentar os fogos de baixo ruído em eventos públicos por meio de uma legislação de autoria dele. Defendeu que esse é um assunto significativo que deve ser discutido em benefício de pessoas com deficiência, autistas, crianças, idosos, enfermos e também dos animais.

O projeto, aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes, ainda precisa ser votado em redação final na Casa para então seguir para sanção do prefeito e virar lei municipal.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias