O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está hoje (23) no quarto dia de trabalho em Petrópolis (RJ), na busca por vítimas soterradas e na missão de resgate. É o nono dia da tragédia. Há um revezamento planejado entre as corporações para que o trabalho siga em campo, por isso o apoio da equipe catarinense no local torna-se importante.
Ontem (22) as equipes do CBMSC foram fundamentais para o apontamento dos locais de mais três vítimas, retiradas dos escombros. Em três dias de trabalho foram 10 apontamentos efetivos de vítimas e 5 retiradas dos escombros. Outras 5 seguem com o trabalho para a remoção. A equipe destaca que esta operação é uma missão de solidariedade e que estão trabalhando para levar alento aos familiares das vítimas, ressaltando que não se tratam de números, mas de pessoas e de poder oferecer conforto aos familiares e amigos atingidos.
O 3º Sargento BM Jacques Douglas Romão e o cão Bravo, de Blumenau, representam o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) nas operações de busca por corpos em Petrópolis. Além de Romão e Bravo, outros sete bombeiros militares, sendo cinco binômios, fazem parte da primeira equipe que partiu no sábado, 19. A atuação esperada da equipe terá duração de cinco dias.
Até a manhã desta quarta-feira (23) o número de mortos no desastre socioambiental de Petrópolis já chegava a 198. A tragédia ocorreu em função de um temporal no dia 15 de fevereiro.