A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nota técnica concluindo que o vento forte ocorrido em Timbó no final da tarde desta quarta-feira (5) foi um tornado.
Nas considerações finais na análise técnica meteorológica (INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº DIGR 002/2022), assinada pelo meteorologista chefe do órgão, Murilo Fretta José, consta: “com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas
Coordenadorias Regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 05 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó no Médio Vale do Itajaí“.
A análise aponta que a tempestade na região ocorreu devido à passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, somada ao calor sazonal e à disponibilidade de umidade. A instabilidade gerada causou o conjunto de raios, chuva intensa, rajadas de vento e, especificamente sobre Timbó, a ocorrência de um tornado. A força do vento teria passado de 100 km/h em alguns momentos.
Veja também: a força do vendaval em Timbó