A bola vai rolar no gramado do estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, com enorme expectativa neste sábado (30) a partir das 17h. A badaladíssima final entre Botafogo e Atlético-MG tem movimentado a capital argentina durante toda a semana, com torcedores de ambos os clubes tomando as ruas da cidade. Centenas de botafoguenses de todo o Vale do Itajaí também partiram para fazer parte desse ‘climão’ de um jogo que promete ser histórico, principalmente para a torcida alvinegra carioca, que busca o título inédito.
De Blumenau, três ônibus com torcedores botafoguenses apaixonados partiram a Buenos Aires já na quinta-feira (28), com chegada na manhã deste sábado (30). A caravana da torcida Botafogo Blumenau reuniu 144 alvinegros, sendo 88 de Blumenau e 56 de cidades vizinhas, como Gaspar e outras do Vale.
Adriano Luiz Dias e a esposa Edla Holler estão entre os botafoguenses que partiram na madrugada de quinta-feira (28) de Gaspar em direção à capital argentina e estão tendo a oportunidade de sentir o clima nas ruas da metrópole, com maioria da torcida do Glorioso. Foram 35 horas de viagem de ônibus com a Botafogo Gaspar. O casal teve a oportunidade de conferir a festa da torcida em Puerto Madero, região central de Buenos Aires, onde encontraram inúmeros botafoguenses de diversos locais do Brasil, todos com a mesma energia, acreditando no título deste sábado, conta Dias.
Confira o vídeo e a animação da torcida botafoguense em Buenos Aires:
A receptividade dos argentinos em relação à torcida botafoguense também chama a atenção dos brasileiros, explica Edla Holler. Ela conta que andam nas ruas com a camisa do time e os hermanos falam “É Botafogo, vai Fogão neles“. Para Holler, é uma energia magnífica, incomparável.
Torcedores de Blumenau também se dirigiram a Buenos Aires de várias formas. Alguns de avião, outros em aventura de carro com amigos ou família e também com os três ônibus que partiram da cidade na quinta-feira (28). O presidente do Botafogo Blumenau Fernando Scherer enaltece o momento ímpar do clube. “Há muitos anos que os alvinegros aguardam por isso, por chegar a decisões, disputar títulos e através da caravana, estamos oportunizando ao torcedor daqui, a possibilidade de acompanhar lá da Argentina, este momento que pode ser épico, com a possível conquista da taça de campeão da Libertadores”, afirma.
O Botafogo busca um título de grande expressão desde 1995, quando a equipe de Túlio Maravilha e companhia conquistou o campeonato brasileiro daquele ano. Em 2024, o clube tem grandes chances de levantar as duas taças mais cobiçadas pelos brasileiros no continente. O time lidera o brasileirão, com 73 pontos, a apenas duas rodadas da final. E neste sábado pode conquistar o maior título de sua história, a Libertadores da América. Uma história, aliás, que remete a Garrincha, Jairzinho, Heleno, Quarentinha, Didi, Zagalo e tantos outros que brilharam pelo clube e nas históricas formações da seleção brasileira. A torcida atual deseja uma espécie de reparação histórica ao clube com uma possível conquista neste sábado.
Festa também em Blumenau
E os botafoguenses de Blumenau e região que não foram a Argentina poderão assistir à decisão em uma grande concentração organizada a partir das 15h na Sociedade Ipiranga, no bairro Itoupava Seca. Haverá telão, cama elástica e estacionamento. O ingresso ao local será vendido ao valor de R$10 + 1kg alimento (crianças até 12 anos não pagam). A estimativa da torcida Botafogo Blumenau é de que mais de 250 pessoas marquem presença no local.
O jogo
Botafogo e Atlético-MG vão se enfrentar às 17h (de Brasília) deste sábado (30), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, pela final da Libertadores do futebol masculino. O Atlético busca o bicampeonato da competição. Já o Botafogo tem a missão de conquistar o título inédito.
Se a igualdade no placar seguir até o fim do tempo regulamentar, haverá prorrogação. Caso o empate persista, o título será disputado nos pênaltis.
Boa sorte aos torcedores.