Terça-feira, Abril 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasEconomiaPoupança deve voltar ao rendimento antigo: entenda como ficará

Poupança deve voltar ao rendimento antigo: entenda como ficará

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As novas aplicações em caderneta de poupança deverão passar a ter o mesmo rendimento dos depósitos antigos a partir da próxima decisão do Banco Central sobre a taxa básica de juros (Selic).

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define nesta terça (7) e quarta-feira (8) a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano.

Desde 2012, a poupança passou a ter dois tipos de remuneração. Quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento é limitado a um percentual de 70% dos juros básicos mais a Taxa Referencial (TR). A TR é calculada pelo Banco Central e está em zero desde 2017. Acima do patamar de 8,5% ao ano, o rendimento é de 0,50% ao mês, ou 6,17% ao ano.

Para os depósitos feitos até abril de 2012 na chamada “poupança antiga”, os rendimentos são sempre calculados da segunda forma – independente da taxa de juros que estiver em vigor.

Se for confirmada a expectativa de elevação da Selic para uma taxa acima do 8,5% ao ano, todas as aplicações na caderneta de poupança passarão a rendimento fixo de 0,5% ao mês + TR, ou 6,17% ao ano, como ocorria antes da mudança feita em 2012 nas regras.

Atualmente, com a Selic a 7,75%, o retorno da poupança está em 0,44% ao mês e de 5,43% ao ano para novas aplicações.

Especialistas advertem, contudo, que mesmo passando a render mais a partir dezembro, no curto prazo, a poupança continuará perdendo para a inflação e para outros investimentos de renda fixa.

Veja a o resumo da provável alteração no rendimento da poupança:

Taxa SelicIgual ou abaixo de 8,5% ao anoAcima de 8,5% ao ano
Rendimento da poupança70% da taxa Selic + TR*0,5% ao mês + TR*
Rendimento anual5,42% (com taxa básica em 7,75%)6,17%
*Taxa Referencial (zero atualmente). Fonte: Banco Central
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias