Sábado, Maio 11, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauCineArte de Blumenau destaca a 2ª Mostra de Cinema Africano

CineArte de Blumenau destaca a 2ª Mostra de Cinema Africano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O CineArte Francês em Blumenau destaca nas segundas-feiras de novembro filmes voltados às celebrações nacionais da “consciência negra”. A programação foi divulgada nesta terça-feira, dia 1º de novembro, pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). As sessões gratuitas começam às 19h30 no Auditório Carlos Jardim (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico). Apenas no dia 14 não haverá exibição devido ao feriado. A programação especial conta com a parceria da Aliança Francesa.

A seleção de filmes marca o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro. A programação destaca produções francófonas de três países como Senegal, Ghana e República Democrática do Congo, cedidos pelo Institut Français de Cinéma.

A primeira sessão está programada para o dia 7 de novembro com a exibição de “La Miséricorde de la Jungle”, filme da República Democrática do Congo que denuncia os absurdos da guerra e foi premiado  no festival Fespaço, em 2019. A história é ambientada em 1998, região de Kivu, na fronteira entre o Congo e Ruanda. À medida que a segunda guerra do Congo se desenrola, o Sargento Xavier, um herói de guerra ruandês, e o jovem soldado Faustin, perdem-se do seu batalhão. Eles ficam isolados e sem recursos para enfrentar a maior, mais densa e mais hostil selva do continente. Testados pela fome, sede e doença, devem enfrentar os seus próprios tormentos, e os de uma terra assolada pela violência.

Para o dia 21 de novembro está programada uma sessão comédia, com o filme Keteke, de Ghana. A obra conta a história do sistema de serviço ferroviário dos anos 1980, quando era o único meio de transporte daquele país.

A Mostra de Cinema Africano chega ao fim no dia 28 com o drama La Nuit Des Rois (Noite De Reis), uma produção feita em conjunto pela França, Costa do Marfim, Canadá e Senegal. O longametragem fez parte da edição de 2020 do Festival Rio e traz referências ao grande sucesso do cinema brasileiro Cidade de Deus. La Maca – acrônimo de Maison d’arrêt et de correction d’Abidjan – é a penitenciária mais conhecida da Costa do Marfim, cheia de presos políticos e presos comuns, superlotada – em janeiro de 2020, segundo a Anistia Internacional, mantinha 7.782 detentos, muitos deles aguardando julgamento, muito além de sua capacidade para 1.500 pessoas.

Projeto

Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos. Gratuita e aberta a todas as pessoas que apreciam a Sétima Arte, as exibições têm o objetivo de apresentar produções francófonas que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. A seleção propõe temas atuais e reflexivos abordados em filmes clássicos ou contemporâneos produzidos em países que têm o francês como língua oficial. Todos são legendados em português.                                                       

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias