A maior festa alemã das Américas chega ao seu último dia neste domingo, dia 27, com entrada gratuita para todos os visitantes e eleição da nova realeza. As últimas horas da festa ainda vêm recheadas de atrações, com muita música, dança e gastronomia típica. O Parque Vila Germânica abre às 11h e o dia segue com um repertório extenso de bandas, 19 no total, tocando os maiores sucessos das músicas alemãs e brasileiras até a meia-noite. Os grupos folclóricos e as brincadeiras também estão na programação do último dia. Confira as atrações no site oficial da festa.
Concurso da realeza
O ponto alto da noite deste domingo será a eleição da nova realeza da Oktoberfest, que representará a 40ª edição da festa. As 10 candidatas disputarão as três vagas, de rainha e de princesas, do próximo ano da Oktoberfest. A cerimônia, que acontecerá no Spaten Platz, a partir das 19h, promete ser emocionante e cheia de brilho, com as candidatas desfilando os trajes típicos e mostrando toda a sua beleza, simpatia e conhecimento.
Para a rainha da 39ª Oktoberfest, Thais Bonatti, a passagem do reinado é um misto de sentimentos, de dever cumprido, de entrega de um legado lindo, de muito amor, muita honra, humildade e gentileza. “Um conselho que eu daria para a próxima rainha da Oktoberfest é que mantenha essa chama do amor acesa pela nossa festa, porque tem muitas pessoas que estão fazendo a Oktoberfest acontecer. São 19 dias intensos, mas que com amor tudo fica muito leve. Espero que a rainha da próxima Oktoberfest tenha esse interesse de conhecer os bastidores da maior festa alemã das Américas. Aconselharia ainda que a rainha deixe as crianças terem essa imaginação de castelo, que abrace os idosos e que ela tenha esse carinho com quem quer tirar uma foto conosco, mantendo a imagem de família e tradição que a Oktoberfest tem, e honrando a figura de rainha e princesas acima de tudo.”
A primeira princesa, Nayara de Pin Spengler, fala um pouco dos dias de reinado. “Foi a melhor experiência da minha vida e está sendo muito especial desde o início. A gente esperou muito para viver tudo isso e passa tão rápido. No início, a gente vive um dia de cada vez, mas agora a passagem do reinado já é domingo. O momento chegou, mas é o momento também destas meninas que tanto sonham em ser a realeza da festa brilharem também.”
Já Gabriela Poli, segunda princesa, diz que é muito difícil passar a faixa e desapegar do nosso cargo, porque a gente vive um ano dedicando-se intensamente para a Oktoberfest, entregando-se de corpo e alma a um sonho que dura apenas 365 dias. “Desde o começo, a gente sabe quando vai terminar, mas quando o momento chega é complicado. Não estamos preparadas para isso, mas eu tenho certeza que as próximas meninas vão ter um reinado lindo. O recado que eu deixo para elas é que tenham muito amor pela festa, porque a Oktober precisa de meninas que amam isso aqui. Algumas pessoas podem pensar que é só uma faixa e uma coroa, mas com certeza não é só isso, a gente carrega o nome de uma cidade inteira no peito e tem uma missão muito forte, a de divulgar a nossa Oktoberfest, que é a segunda maior do mundo, por um ano inteiro. Então venham se realmente se tiverem amor e disposição para a entrega”.