Terça-feira, Março 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauOktoberfest terá patinetes elétricos

Oktoberfest terá patinetes elétricos

A 37ª edição da Oktoberfest Blumenau anunciou para este ano ações de sustentabilidade para redução de impacto ambiental. Entre as medidas está o incentivo de meios de transportes que tenha baixa ou nenhuma emissão de CO². Indo ao encontro desta proposta foi publicado nesta terça-feira, dia 16, o edital de credenciamento de empresas, para operação de patinetes elétricos compartilhados por aplicativo durante a festa, entre os dias 5 e 23 de outubro.   

O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, destaca que a Oktoberfest tem esse papel de divulgar e estimular práticas sustentáveis, por meio do Plano de Sustentabilidade. “São inúmeras ações que estamos desenvolvendo para esta edição, começando pela compensação de carbono por meio do plantio de mais de 4 mil mudas de árvores nativas em dois grandes grupos de áreas de Blumenau, antes mesmo do início da festa em 2022. Isso compreende a 30% do valor total (1.913 toneladas métricas de CO2) do inventário feito com base na edição de 2019”, completa.

Além da preocupação ambiental, a adoção de novos modais de micromobilidade visa também reduzir transtornos no trânsito, reduzindo tempo de deslocamento, bem como propiciando ao usuário uma nova maneira de ver e conhecer Blumenau. “Patinetes, assim como as bicicletas e o transporte coletivo, contribuem para a redução de veículos nas vias e isso é salutar a todos, reduz a emissão de poluentes e ameniza o fluxo nas ruas que por muitas vezes é intenso”, destaca a prefeita em exercício, Maria Regina Soar.

O processo de credenciamento vai definir empresa para operação de patinetes elétricos com experiência comprovada e segurança dos veículos de locomoção. No total serão 10 pontos para locação e retira dos equipamentos, que ficarão na região central da cidade, estrategicamente em locais com maior demanda turística. Hotéis, praças, Prefeitura de Blumenau e o entorno do Parque Vila Germânica são alguns dos locais definidos em edital.

Entre as especificidades, a credenciada deverá comprovar operação legal e constituída em mais de um município em território nacional, além de apresentar documento certificando que todos os patinetes elétricos são rastreados por GPS.  

Para o credenciamento não haverá exigência de pagamento de outorga e/ou remuneração mínima. Entretanto, a empresa interessada deverá operacionalizar o serviço de patinetes ao consumidor com valor máximo de R$ 1,00 por minuto, bem como com taxa para liberação do equipamento em até R$ 4,00. Deverão ser disponibilizadas a quantidade mínima de 50 equipamentos e máxima de 150, podendo ter acréscimo ou redução de até 15% sem necessidade de novo credenciamento ou retificação de projeto.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias