O Festival Brasileiro da Cerveja acontecerá de 12 a 15 de março de 2025, em Blumenau. Após as polêmicas com a empresa que realizava o evento na cidade, agora a proposta dos organizadores é tentar refletir a diversidade do mercado nacional da bebida.
Segundo a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, nova organizadora, o formato será inédito: o setor 2 do Parque Vila Germânica será tomado por 250 cervejarias, cada uma com até quatro estilos de cerveja. Os visitantes terão degustação livre em copos com marcações de 50ml e 100ml, das 17h às 21h.
O novo formato se assemelha a alguns dos maiores eventos internacionais do setor. A partir dele, a organização acredita que é possível reforçar a representatividade de cervejarias de todas as regiões do país e com diferentes possibilidades de investimento.
Para Péricles Espindola, presidente da organizadora, a renovação no formato reflete a aproximação da gestão do Festival Brasileiro da Cerveja com o mercado. “Nós estamos ouvindo cervejarias, entidades e formadores de opinião para promovermos um evento que seja, de fato, um grande encontro entre as marcas brasileiras e o público”, diz.
Mais cervejarias, com mais equidade
Além da maior diversidade de cervejarias da história do Festival Brasileiro da Cerveja, a organização definiu pelo modelo de degustação livre também a partir da promoção da equidade entre as marcas. “Os estandes são padronizados em tamanho, layout e quantidade de rótulos. O evento nasceu com o objetivo de apresentar cervejarias e cervejas para o público e isso vai acontecer de uma forma inédita”, comenta Péricles.