O rock chegou à posição de terceiro lugar como gênero musical mais ouvido no Brasil no primeiro semestre de 2023, segundo um levantamento realizado pelo Spotify. O registro aponta um avanço consistente do rock no país, já que em 2022 ele ficou na 20ª posição.
Os dados mostram que o gênero abrange mais de 70 milhões playlists criadas por usuários no serviço de streaming no mundo e aproximadamente 6 milhões no Brasil. A faixa etária de quem ouve rock na plataforma está entre 18 a 24 anos e de 35 a 44 anos.
Charlie Brown Jr, com quase 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, lidera o ranking de artistas de rock mais escutados no Brasil de janeiro a junho de 2023. Na sequência, estão Skank, Legião Urbana, Titãs e O Rappa. As informações foram disponibilizadas pelo Spotify e divulgadas pela Rádio 89 – Rádio Rock, aproveitando o Dia Mundial do Rock, celebrado no Brasil neste dia 13 de julho.
O levantamento destaca também a banda Titãs, que teve seu auge nos anos 1980 e que estão promovendo sua turnê “Titãs Encontro”, reunindo a sua formação clássica. O grupo apareceu em quarto lugar entre os artistas de rock nacional mais escutados de janeiro a junho deste ano, período em que teve um aumento de 115% em buscas e 60% em streams.
No Top 5 de artistas internacionais mais ouvidos, a liderança é do Linkin Park, seguido de Red Hot Chili Peppers, Arctic Monkeys, Pink Floyd e Imagine Dragons.
Segue abaixo dados divulgados pelo Spotify:
Artistas brasileiros de rock mais ouvidos no Brasil em 2023:
Charlie Brown Jr.
Skank
Legião Urbana
Titãs
O Rappa
Artistas internacionais de rock mais ouvidos no Brasil em 2023:
Linkin Park
Red Hot Chili Peppers
Arctic Monkeys
Pink Floyd
Imagine Dragons
Artistas brasileiros de rock mais ouvidos no exterior em 2023:
Sepultura
Roberto Carlos
Charlie Brown Jr.
Skank
Os Paralamas do Sucesso
As informações são do Spotify e disponibilizadas pela Rádio 89 – Rádio Rock.
Apesar do crescimento do gênero musical no Brasil, a maioria dos artistas mais ouvidos ainda é remanescente de décadas anteriores, como as de 1970, 1980 e 1990. Várias bandas elencadas como as mais ouvidas não existem mais e, em alguns casos, parte de seus integrantes já faleceram.
Leia também: Dia Mundial do Rock não é a data de nascimento do Rock