Sábado, Abril 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasCultura e lazerMapa integrado reúne rotas turísticas de Pomerode

Mapa integrado reúne rotas turísticas de Pomerode

Quatro destinos da cidade se unem em um projeto que centraliza as informações sobre cada um deles

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os roteiros da Rota do Enxaimel, Rota do Imigrante, Rota Raízes Germânicas e a Rota Libestal passaram a desenvolver ações estratégicas em conjunto a partir de 2022 para atrair os turistas para Pomerode. O processo de criação de um mapa integrado é uma das ações recentes que está sendo realizada neste sentido, pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação Visite Pomerode (Avip).

O mapa digital integrado vai apresentar as principais vias das rotas e alguns pontos de referência para facilitar a localização do turista, além de fornecer informações sobre cada destino e seus atrativos e serviços, com indicações de lugares para visitar, experiências, passeios, lazer, gastronomia, compras e hospedagem.

“Essa união de esforços traz resultados significativos para o trade turístico. A visão de que as rotas não são concorrentes, mas sim complementares, muda a maneira como os produtos são oferecidos e potencializa cada uma delas como atrativos. Cada rota tem a sua peculiaridade e a cooperação entre elas fortalece a divulgação e agrega robustez aos negócios impactados pelos destinos, trazendo também ganhos na economia local”, destaca Aloísio Salomon, especialista técnico do Sebrae/SC.   

“A Rota do Enxaimel passou por um processo de estruturação nos últimos dois anos, e se tornou referência para as outras rotas que vêm se organizando com o apoio da iniciativa privada, que atingiu um nível de maturidade suficiente para finalmente dar continuidade a esses projetos. Esse intercâmbio recomendado pelo Sebrae/SC e fortalecido com o mapa integrado aumenta a atratividade das rotas em si, oferecendo conteúdo mais rico e voltado para uma permanência de vários dias. Isso ajuda a atrair aquelas pessoas que estão em locais mais distantes e precisam de mais atrativos para justificar a viagem longa”, diz Ivan Blumenschein, da Associação Rota do Enxaimel. 

O Mapa Integrado das Rotas de Pomerode estará disponível para download nos sites da Avip, da Rota do Enxaimel e da Rota do Imigrante a partir de janeiro de 2023.

As quatro rotas também foram representadas em eventos como a Feira BNT Mercosul, voltada a Negócios Turísticos, a Feira Festuris, em Gramado/RS, e na Bierfest, realizada recentemente em Pomerode. “Desde que foram criadas as rotas turísticas de Pomerode, é notório o fortalecimento das iniciativas de turismo, com incremento financeiro e participativo daquelas comunidades que abrangem as rotas definidas. Oferecer mais um meio de informação estruturado para o visitante é garantir uma nova oportunidade para o desenvolvimento destas atrações, não apenas como entretenimento, mas sim no fortalecimento do turismo e cultura locais”, afirma Mani Goede, presidente da Avip.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias